Globo terá mais estreias antecipadas pela web
Com saldo de 108% de crescimento no consumo digital de seus conteúdos, em relação ao mesmo período do ano anterior, a plataforma sob demanda da Globo comemorou um ano de Globo Play. Como o progresso de audiência no Painel Nacional de TV aferido pelo Kantar IBOPE Media foi de 13% no mesmo período, a empresa ostenta, com satisfação, a conclusão de que uma mídia não canibaliza a outra. Ao contrário.
Assim, a casa dá seguimento à ideia de lançar alguns de seus títulos pela Globo Play, via streaming, antes da TV. Para 2017, essa já é uma prerrogativa certa para títulos como ‘Aldo’ (filme que será fatiado em minissérie) a série ‘Dois Irmãos’, de Milton Hatoum, ‘Cidade dos Homens’ (um panorama da vida de Acerola e Laranjinha nos dias de hoje) e ‘Brasil a Bordo’ (novo seriado de Miguel Falabella).
A estreia antecipada na web foi estratégia adotada este ano com algumas séries. Com “Supermax”, a ação foi mais ousada, com a disponibilização (perdão pelo palavrão) de 11 dos 12 episódios na web, de uma só vez. O título visa, assim, a alcançar uma plateia que não tem sido motivada a ligar a TV, preferindo consumir tudo em doses de binge watching, pela internet. Nas contas apresentadas pela Globo, 67 milhões de espectadores foram alcançados pelo Globo Play.
É preciso dizer que o engajamento entre plataformas na Globo é algo muito recente. Até coisa de cinco anos atrás, isso funcionava de modo muito pouco proveitoso. Some a isso o aumento nas vendas de smartphone O Brasil conta hoje com 105 milhões deles e esse já é o meio pelo qual as pessoas mais consomem conteúdo. Isso explica a criação de novos formatos comerciais, como o mid-roll e o take over, que permitirá a veiculação de vídeos verticais em tela cheia, captando 100% da atenção do consumidor.
Além das intenções em expandir iniciativas como o capítulo zero de “Totalmente Demais” e de webséries que são spin-off de sucessos na TV, como “A Lenda do Mão de Luva” e o romance de Theodora Abdala em uma ilha deserta em “Haja Coração”, o Globo Play também pretende atender à demanda de quem quer ver produtos em 4K por TVs compatíveis, conectadas à web. Esse é o caso da minissérie “Dupla identidade”, de Glória Perez, com Bruno Gaglissso, feita em 4K e recentemente inserida no menu da plataforma.