Viva perde para o Globo Play edições recentes do ‘Mais Você’, ‘Encontro’, ‘Estrelas’ e ‘Vídeo Show’
O ano começou com novidade, ou novidade de conteúdo velho, no Canal Viva. Estão suspensas as reprises das edições mais recentes de programas como “Mais você”, “Estrelas”, “Vídeo show” e “Encontro”. Desde o primeiro dia do ano, todos esses títulos continuam na grade do canal, mas com repeteco de edições bastante antigas – nos casos do “Encontro”, “Mais Você” e “Estrelas”, o repeteco vale para as primeiríssimas edições de cada um. E se isso não serve para rever ou recuperar a edição do dia ou da semana, como acontecia até 31 de dezembro, não deixa de ser um exercício divertido checar as mudanças operadas nos rostos, penteados, figurino e performances de Ana Maria, Fátima Bernardes e Angélica.
O “Bem Estar”, que já despejava no canal pago programas mais antigos, agora está fora da grade da TV paga. A novidade tem um propósito bastante justificável do ponto de vista comercial: as reprises das edições recentes, uma atração no Viva desde a estreia do canal, canibalizam o conteúdo da Globo Play, que promete acesso a toda a programação via streaming e não deve ter seu conteúdo pago disponível em outras plataformas (ainda que pagas) do próprio grupo. Uma coisa é a assinatura dos canais GloboSat, por meio de todas as operadoras de TV paga, e outra é a assinatura do Globo Play. De que adianta ter múltiplas plataformas pagas se você pode encontrar esse conteúdo em mais de uma delas?
A Globo chega em 2018, afinal, com planos de inaugurar uma nova plataforma de streaming, sarcasticamente apelidada de Globoflix, em referência à Netflix, e tudo indica que esse serviço de conteúdo pago por internet, com alcance everywhere, passa a ser prioridade no grupo, contando, evidentemente, com as produções magistrais da TV Globo.