Globo troca novelas por séries na vitrine da feira de TV mais importante do mundo, em Cannes
Frequentadora brasileira mais tradicional da MIPCom, a feira de TV mais importante do mundo, em Cannes, a Globo pela primeira vez apresentou no evento um catálogo de lançamentos apenas com formatos curtos. A iniciativa é fruto das transformações de hábitos dos consumidores e das tendências do mercado, com olho atento às demandas do mercado europeu.
Seguindo essa máxima, o grande cartão de visitas desta edição, encerrada hoje, foi a minissérie “Assédio”, disponível ainda só para assinantes do Globoplay, plataforma de conteúdo sob demanda da grife. Baseado na trajetória do ex-médico Roger Abdelmassih, especialista em reprodução humana condenado por abusar e estuprar várias pacientes, o título foi apresentado lá como primeira minissérie da indústria a tratar do tema depois de movimentos como #metoo.
Um trailer da série escrita por Maria Camargo, com direção de Amora Mautner, foi exibido antes de cada palestra e evento da feira, onde programadores, produtores e distribuidores de mais de foi exibido nos telões um trailer apresentando o conteúdo.
“Assédio” impressionou até Virginia Mouseler, responsável por painéis muito concorridos da feira. Ainda ontem, quinta-feira, a executiva exibiu trechos da minissérie no Best of Fresh TV, com os melhores conteúdos de suas palestras ao longo da feira. A obra, juntamente com “Ilha de Ferro”, outra produção que será lançada antes pela Globoplay, já havia sido apresentada no dia anterior no painel Fresh TV Fiction, onde foram abordadas novidades e tendências do entretenimento audiovisual.
Virginia é CEO da The Wit, agência que é referência no mercado e fornece a produtores, emissoras, distribuidores e anunciantes ao redor do mundo informações sobre os melhores conteúdos, projetos e programas para TV e plataformas digitais.
No catálogo levado pela Globo na bagagem, estavam também “Se Eu Fechar os Olhos Agora”, dirigida por Carlos Manga Júnior, com base no livro de Edney Silvestre e disponível apenas no NOW, por enquanto, e as segundas temporadas de “Sob Pressão” e “Carcereiros”, essa última ainda inédita no Brasil. As duas séries são muito bem avaliadas por executivos da indústria e suas primeiras tporadas ganharam prêmios importantes na França. “Carcereiros” foi selecionada pelo Grand Jury no MIPDrama Screenings, do MIPTV 2017. Já “Sob Pressão” faturou quatro prêmios no 31º Festival International de Programmes Audivisuels (Fipa), este Biarritz, como melhor série; melhor interpretação feminina e masculina – para Marjorie Estiano e Julio Andrade, respectivamente; e melhor roteiro.