Globo tropeça na civilidade ao comunicar saída de Faustão do ar
A Globo parecia estar tratando com elegância e civilidade a saída de Faustão da emissora, após 32 anos de liderança aos domingos, terreno que se encontrava perdido para o SBT quando ele lá aterrissou, em 1988. Mas um comunicado curto distribuído no início da tarde desta quinta (17), antecipando sua saída do ar, sem direito a despedida do público na tela da emissora, provou que a direção da casa não vinha mesmo digerindo bem a notícia sobre sua ida para a Bandeirantes em 2022, como antecipei na coluna Zapping, pelo jornal Agora São Paulo e pelo site F5, no início de maio.
Não haveria momento mais inconveniente para a Globo tomar esta decisão, já que ela surge logo após o apresentador se afastar por uma semana do ar, pela primeira vez em mais de três décadas, por questão de saúde. Ao substituí-lo no domingo (13), Tiago Leifert anunciou que o titular estaria de volta no domingo seguinte (20), o que se confirmaria com sua saída do hospital, ainda na terça (15), recuperado de uma infecção urinária.
Na nota distribuída à imprensa, a Globo consumiu mais linhas para falar da próxima etapa da Superdança dos Famosos do que da relação com a figura que, isoladamente, alcança o melhor faturamento da casa há tantos anos. Houve quem tivesse noticiado que a emissora tiraria o apresentador do ar em agosto, até a fim de esfriar a vitrine para a chegada à Band, mas acreditava-se que o mercado publicitário não lidaria bem com essa suspensão.
Como Leifert mandou bem em sua substituição e os anunciantes não se incomodaram, a direção da emissora resolveu tudo de forma imediata e traz Leifert de volta até que o novo projeto de Luciano Huck, anunciado há dois dias no Conversa com Bial, fique pronto. Isso era algo esperado para 2022, mas, a essa altura, diante de tantos atropelos, tudo pode acontecer.
A situação também se mostra constrangedora para Leifert, que foi muito generoso com Faustão em sua performance à frente do programa, torcendo por sua pronta recuperação e pedindo palmas ao apresentador. “Você vai fazer muita falta aqui hoje”, disse o apresentador interino na semana passada.
A boa receptividade ao apresentador se deveu em boa parte a este acolhimento, algo que se mostrará desacreditado no domingo que vem, quando já se sabe que Faustão não reassumirá seu posto.
A Globo estuda agora, em caráter de urgência, como ficará o logotipo do Domingão sem Faustão.
Procurado, Fausto Silva disse que não vai comentar nada sobre o episódio.
Confira o comunicado da Globo: