Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Governador do Maranhão e desafeto de Bolsonaro, Flávio Dino estará no centro do Roda Viva

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB-MA) / Reprodução

Do PCdoB, Partido Comunista do Brasil, o governador do Maranhão, Flávio Dino, é o próximo entrevistado do Roda Viva, na TV Cultura, nesta segunda-feira (22), às 22h, ao vivo.

Mais uma vez, a nova gestão da emissora, com José Roberto Maluf na presidência da Fundação Padre Anchieta (FPA) e Leão Serva à frente do departamento de Jornalismo, exibe independência na escolha dos convidados do mais tradicional programa de entrevistas da TV brasileira. Pode-se dizer que o Roda é também o mais visado programa de entrevistas da TV, politicamente falando, até em função desse vínculo entre a TV Cultura e o Palácio do Governo, que custeia pelo menos 60% dos gastos da emissora.

Dino tem sido nominalmente atacado pelo presidente Jair Bolsonaro, que hoje conta com a subserviência editorial da Record, do SBT e da RedeTV!, três redes de televisão com cobertura por todo o Brasil. Nessas três emissoras, por exemplo, o governador do Maranhão normalmente é citado apenas pelas referências do presidente.

No último fim de semana, Dino esteve no Canal Livre, da Band, onde já havia pisado para fazer o Ponto a Ponto, pela BandNews, sob o comando de Mônica Bergamo e Antonio Lavareda.

No Grupo Globo, Dino foi entrevistado ainda em janeiro, por Mario Sergio Conti no programa Diálogos, pela GloboNews, como alguém que “tenta fazer uma oposição sóbria e realista ao governo Bolsonaro”.

Já em janeiro, governador foi entrevistado por Conti na GloboNews / Reprodução

 

Roda conectada

Com entrevistados de forte presença no noticiário do dia, o Roda Viva tem alcançado expressiva audiência no YouTube, plataforma que tem uma relevância extraordinária para conteúdos que despertam o interesse de um grande público não necessariamente conectado à TV 24 horas ou à disposição da grade de programação.

A edição com o jornalista Glenn Grenwald, sócio do site The Intercept, que vem revelando diálogos capazes de afetar a Operação Lava Jato, alcançou 945 mil visualizações em pouco mais de duas semanas, plateia que multiplica por quatro, em um cálculo rasteiro, a audiência online da TV, que não chegou a 1 ponto (73.015 domicílios por ponto na Grande São Paulo). A entrevista com o deputado Alexandre Frota, na semana anterior, ultrapassou 500 mil visualizações, tendo marcado 0,6 ponto na transmissão da TV.

Há números ainda maiores, como a entrevista do então candidato Jair Bolsonaro à presidência, em julho passado, que soma mais de 9,4 milhões de views. A edição com o ainda juiz Sergio Moro, em março de 2018, tem, até aqui 2,7 milhões de visualizações.

A bancada de entrevistadores de Flávio Dino, que foi reeleito no Maranhão em primeiro turno com 59,29% dos votos válidos, ainda vem sendo definida.

O Roda Viva vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, sob o comando de Daniela Lima, âncora que assumiu o programa juntamente com a nova direção de Jornalismo aqui mencionada. O programa tem transmissão online pelo Facebook e pelo YouTube, além da exibição pela TV, claro.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione