Greg Duvivier celebra aval do STF sobre sátiras políticas; decisão não afeta ‘Greg News’
A 2ª temporada do “Greg News”, programa feito de notícias e dados reais, satirizados e refletidos por Gregório Duviver, estreou na HBO em março, para que pudesse se encerrar, no total de 20 episódios, até agosto. O prazo foi milimetricamente calculado para não infringir a lei eleitoral, que até ontem, dia 21 de junho, não permitia sátiras políticas em períodos de campanha eleitoral.
Por unanimidade, a legislação foi derrubada em votação no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta, dia 21.
Greg celebrou a decisão, e só lamenta que a essa altura, com esta temporada já programada na grade do canal pago, não seja mais possível deixar as próximas edições ou produzir outras para depois de agosto. “Mas, com certeza estarei fazendo humor político, pelo Porta (dos Fundos) porque é necessário mesmo,o humor é indispensável e é uma ferramenta para fazer as pessoas participarem mais da democracia”, disse o humorista ao TelePadi.
“A lei veio num ótimo momento”, continua Greg. “Que bom que vai dar tempo de a gente participar das eleições e não ficar de fora. Essa lei era um absurdo, uma lei patética, em que você não podia fazer humor político em época de eleição. Só no Brasil ou em ditaduras escancaradas, era realmente censura e mostra como a nossa democracia ainda está caminhando.”
Em tempo: O “Greg News” vai ao ar todas as sextas, às 22h, na HBO, e disponibiliza boa parte de cada edição no canal da HBO no YouTube, no dia seguinte à exibição na TV.
Leia mais sobre esse assunto em:
‘Prevaleceu o bom senso’, diz Porchat sobre decisão do STF que libera sátira política
Apoiado em liminar, ‘Zorra’ já fazia sátira eleitoral antes do aval do STF
Lei eleitoral impede que ‘Greg News’ seja feito durante campanha eleitoral