Guel Arraes deixa o comando do núcleo de séries da Globo
(Atualizado à meia-noite de quarta, dia 27/2) No comando do Núcleo de Séries da Globo desde 2013, quando Carlos Henrique Schroder assumiu a direção geral da emissora, o diretor Guel Arraes está deixando o posto.
A saída já foi comunicada aos roteiristas que dividem com ele a tarefa de selecionar e supervisionar todas as séries em produção na casa, incluindo os títulos já em andamento para a nova plataforma de streaming da Globo. Faz tempo que o diretor vem manifestando a vontade de sair de trás da mesa para voltar a escrever e a pisar no set para dirigir.
Seu lugar será ocupado pelo acúmulo de tarefas de Silvio de Abreu, que já responde pela supervisão e escolha das novelas. Como o volume de trabalho extrapola o caráter artesanal para cuidar de tantos dramas e comédias, Abreu contará com a ajuda de Glória Perez na nova função.
Serão, portanto, dois profissionais especializados em folhetins para cuidar de linguagem seriada, que normalmente tem outros valores..
O TelePadi aguarda da Globo uma confirmação sobre essa substituição.
Nenhum núcleo na Globo tem crescido mais do que este. A emissora se deu conta de que é um terreno a ser melhor ocupado por ela no mercado internacional, onde a casa ainda é mais conhecida por suas novelas.
O formato de produção audiovisual seriada, no entanto, tem dado as rédeas no consumo televisivo no mundo todo e tem sido determinante no crescimento do conteúdo tratado como OTT (Over The Top, como Netflix, Amazon e Hulu), campo que a emissora expande agora com a criação de uma plataforma com produções exclusivas, como “Ilha de Ferro” (de Max Mallmann e Adriana Lunardi, com supervisão de Mauro Wilson) e “Assédio”, de Maria Camargo, com direção de Amora Mautner, ambas já em produção.
O jornalista Maurício Stycer tem mais informações sobre esse episódio: leia aqui.