Inquilina de Silvio Santos, Disney reinaugura estúdio da ESPN no Sumaré
Fechado desde março, o megaestúdio da ESPN Brasil infelizmente passou o aniversário de 70 anos da TV fechado. O espaço faz parte da área que Assis Chateubriand transformou na primeira televisão da América Latina, lá no alto do Sumaré, em setembro de 1950, quando tudo ali era mato e rádio.
Chão que abrigou também o velho e bom “Jô Soares Onze e Meia”, pelo SBT, e o Bozo, o local serviu a programas da também velha e boa MTV Brasil da Abril. Quando o SBT, ainda dono do pedaço até hoje, inaugurou sua sede da rodovia Anhanguera, em 1996, os estúdios do Sumaré passaram a ser ocupados pela MTV Brasil e, pouco tempo depois, se tornaram a sede da ESPN Brasil.
Por ali também passaram o “Beija Sapo”, o programa do João Gordo e o “Rock Gol”, atração que contou com um dos nomes que agora reabre o maior estúdio local, Edu Elias.
Elias também já frequentou o pedaço pela ESPN, onde esteve antes de se mudar para a FOX Sports, cuja compra pela Disney o traz agora de volta às origens, inclusive fisicamente. O jornalista deixou o Rio, onde estava havia alguns anos, para voltar a morar em São Paulo e retornar ao Sumaré da ESPN.
Ele é um dos quatro profissionais que reinauguram o megaestúdio, um território de 200 m² de painéis de LED em alta definição e um telão de 500 polegadas que será utilizado como fundo de um dos cenários do programa, permitindo ampla interatividade com os apresentadores e podendo ser comandado via smartphone. Moderno, hein?
Ali fica, desde segunda (15), o SportsCenter, principal franquia do jornalismo do canal em todo o mundo. A nova estrutura faz parte da reforma no complexo de produção na sede da emissora, em São Paulo, e contempla recursos avançados de tecnologia de imagem, iluminação, além de um novo pacote gráfico para a atração que voltou a ser produzida no estúdio nas edições das 10h e 20h.
A nova casa do SportsCenter tem três cenários distintos, incluindo um espaço de debates com uma extensa tela curva que ambientará as análises do time de comentaristas, além da tradicional bancada do programa que foi redesenhada.
Considerando as etapas de planejamento, design e construção, o projeto dos novos estúdios da ESPN levou mais de um ano para ser concluído, contando com a participação de profissionais do Brasil, Argentina e Estados Unidos.
Outros estúdios do local que um dia já foram palco de “Beto Rockfeller”, lendária novela da TV Tupi, com Luís Gustavo, além de “Éramos Seis”, a melhor novela já realizada pelo SBT, passarão por reformas nos próximos meses, para acomodar grifes como o Linha de Passe e o Bola da Vez.
Ao lado de Elias, Marcela Rafael fará a edição das 20h, enquanto Bruno Vicari e Mariana Spinelli estarão à frente do Sportcenter às 10h. Antero Greco e o Amigão, dupla que gera grande engajamento para a marca nas redes sociais e na tela, continuam em cena de modo remoto, até que a vacina os alcance.
O SportsCenter seguirá na grade de programação da ESPN Brasil de forma estratégica nas coberturas pré e pós-jogo das partidas transmitidas pelos canais ESPN e Fox Sports. Atualmente o programa inicia e encerra as transmissões de competições do futebol como a Libertadores da América, Premier League, La Liga, Liga Europa entre outros campeonatos exibidos pelos canais esportivos da Disney no mercado brasileiro.
A ESPN, como se sabe, incorporou programas e profissionais da FOX Sports, que passou a ser um canal apenas de transmissões esportivas, com risco de sair de cena no fim do ano, quando acaba a obrigação da Disney de mantê-lo no ar.
Quanto aos estúdios, eles continuam sendo propriedade de Silvio Santos, o que implica dizer que a Globo pode ser parceira de Pateta & Cia. na exibição de suas produções na TV aberta e até em pacotes com o GloboPlay, mas quem recebe do Mickey, todo mês, por ocupação de imóvel, é Senor Abravanel.