Lei eleitoral impede que ‘Greg News’ seja feito durante campanha
Gregório Duvivier abre nesta sexta, dia 23, na HBO, a 2ª temporada do “Greg News”, programa que aborda temas de interesse nacional, com informação e humor. Mas a safra de 20 novos episódios tem data para acabar: no início de agosto, quando passa a valer a lei eleitoral que restringe muito o conteúdo que interessa ao programa. Para o humorista, é triste pensar que o debate sobre temas, propostas e candidatos seja sufocado justamente no momento em que é mais relevante e necessário, mas os advogados do canal concluíram que não valeria a pena manter o “Greg News” no ar sob tanto cerceamento.
“O programa vai acabar exatamente na primeira semana de agosto, exatamente por isso: no Brasil, não dá pra fazer o ‘Greg News’ durante período eleitoral. Não pode citar nome de político, não pode mencionar número que seja igual ao de uma legenda, e a gente achou que não valia a pena”, disse Greg ao TelePadi, em conversa por telefone.
“Nos Estados Unidos” só se fala disso, e lá tem 30 programas como o ‘Greg News’, lá é obrigado que esse assunto esteja no ar, todo canal deveria ter um programa político durante as eleições.”
A primeira edição, no ar nesta sexta, às 22h, é sobre direitos humanos, claro, na esteira da execução de Marielle Franco, vereadora do PSOL assassinada na semana passada, no Rio. “Essa tragédia que aconteceu tem muito a ver com direitos humanos e a Marielle era uma grande defensora da causa. Talvez fosse o que ela gostaria que a gente falasse nesse momento. Não é exatamente sobre ela, até porque eu não conseguiria: toda vez que eu falo o nome dela, eu fico com lágrima nos olhos, tenho que interromper.”
Saúde, educação, economia, sistema prisional, tributação e habitação também vão permear os temas dos programas a seguir.
Esquerdista e sempre franco sobre seu posicionamento político, Gregório está longe de restringir seu discurso à torcida que já defende suas ideias.
“Esse programa, pra mim, o grande barato é esse: a gente tem muita dificuldade de pensar numa pessoa que não é o meu público tradicional, que não é um ativista. Nessa polarização que a gente vive, as pessoas esquecem que tem muito mais coisas que nos unem do que nos separam. E aí fala de saúde, educação e pergunta: ‘todo mundo concorda com isso?’ Então, muito mais do que separar coxinhas e mortadelas, de falar só para um lado, a gente quer é transcender, lembrar que estamos todos do mesmo lado.”
Gravado sempre com três dias de antecedência em relação à exibição, o “Greg News” mantém acesa uma plateia que acaba determinando o texto final do programa. É durante a gravação, afinal, que a equipe sente as piadas que funcionam ou não, com a chance de mexer na redação de última hora.
Única produção com ritmo semanal da HBO no Brasil, o “Greg News” é também o único programa do canal que se expande para um público bem maior do que o dito assinante “premium” de TV, honrando portanto a democracia que tanto defende. Mais da metade de cada edição é disponibilizada no YouTube no dia seguinte à exibição na TV. Alguns trechos como o do programa em que Greg falava do prefeito do Rio, Marcello Crivela, viralizam a ponto de serem transmitidas até em grupos de whatsapp.
“O YouTube pode ser usado como parceiro da TV e funciona muito. Um programa que bomba no YouTube pode levar muita gente a ver ‘Greg News’ na TV na semana seguinte.”
O “Greg News” estreia hoje e vai ao ar toda sexta-feira, às 22h, pela HBO, podendo depois ser acessado pela HBO GO e revisitado em versões editadas no YouTube, pelo canal da HBO na plataforma.