Longe da Globo, o diretor Luiz Fernando Carvalho cria novo galpão, agora em SP
Com dois filmes em fase de pré-produção, pela produtora Academia de Filmes, o diretor Luiz Fernando Carvalho inaugura em São Paulo, no início de dezembro, um galpão que servirá ao seu processo criativo e preparação de elenco, nos mesmos moldes daquele que ele criou nos Estúdios Globo (ex-Projac), no Rio, para as novelas e séries que dirigiu ao longo dos últimos anos na emissora.
O novo espaço fica no bairro da Vila Leopoldina, que se tornou uma região dominada por estúdios, produtoras e agências de propaganda na Pauliceia. Os filmes em fase de gestação são “A Paixão Segundo G.H.”, da obra de Clarice Lispector, e “Objetos Perdidos”, roteiro do diretor, em parceria com João Paulo Cuenca.
A ocasião merecerá a presença do coreógrafo Ismael Ivo, o bboy Taz Crewest, a cantora Maria de la Riva, a Orquestra Mundana Refugi e a atriz Maria Fernanda Cândido, que trabalhou com Carvalho em “Capitu” e “Dois Irmãos”.
Desde a minissérie “Hoje é Dia de Maria” (2005), até “Velho Chico”, passando por produções como “Correio Feminino”, “O Que Querem as Mulheres”, “A Pedra do Reino”, “Capitu”, “Subúrbia”, “Meu Pedacinho de Chão” e “Dois Irmãos”, o galpão era conhecido na emissora como um local concebido pelo diretor para incentivar a interação de todos os setores de uma produção, promovendo uma imersão completa dos atores envolvidos no projeto no contexto a ser explorado.
Figurino, cenografia, maquiagem, músicos e produção de arte habitavam o mesmo espaço onde o elenco era exaustivamente preparado para mergulhar em seus papéis, na história a ser contada. Pouco antes da estreia de “Velho Chico”, o diretor abriu o galpão para jornalistas e acadêmico interessados em conhecer seu processo de produção, na presença de quase todos os atores da novela. Na ocasião, os profissionais deram seu testemunho – alguns emocionados, como Fabíula Nascimento, que chegou a chorar – sobre a importância da preparação naqueles moldes.
Agora, o processo se mantém para os dois longas em produção, inclusive com boa parte da equipe que acompanhava Luiz Fernando na Globo, como o artista plástico Raimundo Rodriguez, responsável por toda a concepção cenográfica de “Meu Pedacinho de Chão” e “Velho Chico”, e a figurinista Thanara Schonardie, que há várias produções assina a roupagem das produções de Carvalho.
No início do ano, logo após o fim da exibição de “Dois Irmãos”, o diretor e a Globo romperam uma parceria que já durava mais de 30 anos, sendo os últimos três anos de alguns desentendimentos incontornáveis entre Carvalho e outros diretores do alto comando da emissora. O galpão que tanto encantou atores pelo resultado obtido no processo criativo de preparação para séries e novelas foi desmontado assim que se encerraram as gravações de “Velho Chico” (“Dois Irmãos” havia sido gravada antes da novela).