‘Masterchef – A Revanche’ terá prova de 24 horas
A Band selecionou 20 participantes muito bons eliminados de edições passadas do Masterchef Brasil para ganharem uma segunda chance na nova edição do reality, Masterchef – A Revanche, que estreia no dia 15, de volta às noites de terça-feira. Entre as novidades da safra da vez estão provas mais difíceis. Em entrevista coletiva na manhã desta terça (8), Ana Paula Padrão contou que um dos desafios vai durar 24 horas.
A prova em questão diz respeito à preparação de pão desde a produção do fermento que vai gerar o produto final.
Dos vinte selecionados para esta edição, apenas dez disputarão de fato o troféu. Dez já serão eliminados em embates entre duplas, na etapa inicial.
A lista de candidatos inclui participantes de todas as edições, e aí falamos de seis temporadas de Masterchef com cozinheiros amadores. Entre os nomes do time, estão Estéfano Zaquini, Cecília Padilha, Bianca Bertolaccini (1ª temporada), Iranete Santana, Fernando Kawasaki, Sabrina Kanai (2ª), Fernando Bianchi, Vanessa Vagnotti, Fábio Nunes (3ª), Vitor Bourguignon, Valter Herzmann, Ana Luíza Teixeira, Mirian Cobre (4ª), Katleen Lacerda, Aristeu Guimarães Thiago Gatto (5ª), Helton Oliveira, Juliana Nicolli, Haila Santuá (6ª).
Segundo a chef Paula Carosella, muitos deles retornaram de modo bem diferente da postura apresentada da primeira vez em que estiveram naquela cozinha. Questionada pela colunista do R7 Keila Jimenez sobre a vaidade que acomete a fama da profissão de chef, Paolla respondeu: “Eu quero responder a esta pergunta porque o grau de humildade foi uma das maiores surpresas que eu tive com as pessoas que chegaram aqui. Elas chegaram arrogantes na primeira participação e agora voltam de outra forma, completamente humildes”.
A Revanche do outro canal
Nesta quinta-feira (10), a Globo estreia o seu próprio reality de culinária, como disse meu colega Maurício Stycer, com alguns anos de atraso. Embora realize rodadas constantes de competições no Mais Você, de Ana Maria Braga, a Globo fica atrás da Band, da Record e do SBT na iniciativa de lançar um programa solo do segmento de comida na faixa nobre,
Com uma competição cujas regras são as mesmas do The Voice, em que cada jurado escolhe um candidato em quem investir e a quem preparar para a final, o formato do Mestre do Sabor foi criado dentro da Globo e terá o comando da adorável dupla formada pelo chef francês Claude Troisgros e seu ajudante, o Batista, mais um trio de jurados que terá de seduzir o público sem lhe enfeitiçar com o aroma de um bom prato, recurso que a TV não oferece.
O grande segredo do sucesso do Masterchef Brasil é, afinal, o seu trio de jurados e a boa sintonia da apresentadora, Ana Paula Padrão, com Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella, assim como a química produzida pela junção do time. Embora o formato seja ótimo, a verdade é que versões do Masterchef vistas pelo canal Discovery Home & Health de outros cantos do mundo não chegam aos pés do show alcançado pela versão da Band, justamente em razão da feliz formação do júri + apresentação.
Foi isso que faltou no reality da Record, Top Chef, e é isso que se espera encontrar no novo reality do SBT, Famílias Frente a Frente, comandado por Tiago Abravanel, uma figura de carisma incontestável.
É esse mérito que o Mestre do Sabor terá de alcançar. Persuadir o público cozinhando pela TV é mais complexo do que fazer o mesmo com quem canta (só para ficar no sucesso do The Voice, que também dispõe de um time exemplar de jurados). É preciso honrar o talento de fazer a plateia comer com os olhos.
Os jurados da Globo, ainda anônimos para o telespectador, são o mineiro Léo Paixão, a carioca Kátia Barbosa e o português José Avillez, que farão provas às cegas no programa. De 60 participantes, 24 serão escolhidos e divididos em times de oito. Caso sejam selecionados por mais de um jurado, os competidores poderão escolher em qual time vão ficar. O programa estreia logo após a novela “A Dona do Pedaço”, por volta de 22h30.