Nada de fingir que racismo não existe: próxima novela das 9 retoma a questão como ela é
O racismo volta a ser assunto de novela na próxima das nove da Globo, “O Outro Lado do Paraíso”, história de Walcyr Carrasco, com direção artística de Mauro Mendonça Filho – a mesma dupla de “Amor à Vida” e “Verdades Secretas”.
Muito já se falou de racismo em novelas e séries, e houve até tentativas de se abordar a questão na ficção com uma leitura que nós gostaríamos que inspirasse as relações entre todas as cores na vida real, do tipo “vamos fingir que ninguém tem um olhar extra para um casal de cônjuges de cores distintas”. Mas a verdade é que o preconceito velado (ou não tão velado) está longe de ser zerado, como assistimos todos os dias nas arenas de futebol daqui e do mundo todo, em manifestações violentas como as que têm transformado a cidade de Charlotesville, no estado da Virginia, em notícia mundial, e, principalmente, naqueles corriqueiros atos que cometemos quase sem perceber, todos os dias.
Alvo de excelente reflexão na última Feira Internacional do Livro (FLIP) de Paraty, o racismo será uma das propostas de reflexão no folhetim que substituirá “A Força do Querer”. No enredo, a bela Érika Janusa fará par com Caio Paduan, por meio dos personagens Raquel e Bruno, comprando assim uma briga com a família do namorado branco.
As imagens deste post, exclusivas para este TelePadi, registram a Cachoeira do Formiga, no Jalapão, em Tocantins, cenário de cenas românticas entre os dois. A equipe vem gravando no Tocantins, primeiro em Palmas e depois no Jalapão, desde o fim de julho. E um fator que tem chamado atenção nessas primeiras imagens registradas por Mauro Mendonça Filho é a luz. História à parte, as cenas prometem impressionar pelo aspecto paradisíaco.