Nat Geo Kids estreia dia 1º, sem produções nacionais próprias, mas já encomendadas para 2018
O segmento infantil, que já lidera o ranking de TV por assinatura no Brasil (Discovery Kids e Cartoon Network ficam à frente da RedeTV! entre os assinantes de TV), ganha neste mês de outubro mais dois canais para crianças, ambos voltados ao público pré-escolar. O grupo Globo lança seu segundo canal infantil, o Gloobinho, e o grupo FOX estreia nesse universo, com o Nat Geo Kids.
Apresentado na manhã desta quinta ao mercado de TV, o Nat Geo Kids chega no dia 1º, com produtos gringos, muita gente de olhos claros nas animações, e boas intenções de levar as curiosidades da grife, em ciência e natureza, aos pequenos. Como pede o modelo atual de televisão, também já nasce calçado em multiplataformas, com aplicativos, site e espaço em redes sociais (provavelmente, a ser administrada pelos pais, já que Facebook, Twitter e YouTube têm idade mínima para serem manuseados).
Como chegou assim meio de surpresa – o canal já existe em outros países, mas só dentro da América Latina – o Nat Geo Kids vai cumprir as cotas de produção nacional exigidas por lei com filmes e programas já prontos, nada inéditas – caso do “Escola para Cachorros”. Mas duas produções, uma em animação e outra em live action (dramaturgia), estão em andamento para trazer à emissora, o mais breve possível, uma identidade maior com o público brasileiro.
Diretor responsável pelas produções nacionais dos canais FOX no Brasil, Zico Góes calcula que até o meio do ano que vem, essas produções exclusivas possam estar prontas para irem ao ar.
O canal também pretende valorizar, com menos pudor, a Ong que mantém com recursos extraídos de seu próprio faturamento: 27% de tudo o que a marca ganha é revertido para o trabalho de cientistas, biólogos e outros profissionais dedicados a estudar o ecossistema.