Neto de Buñuel busca documentários para canal francês na RioContentMarket
Diego Buñuel é o nome à frente da curadoria de documentários selecionados para a programação do Canal +, da França.
Neto do cineasta Luís Buñuel, ícone do cinema mundial de todos os tempos, Diego confirma presença na RioContentMarket, grande feira e congresso que abraça produtores e distribuidores do mundo todo. Seu foco é a busca de parcerias para coprodução de novos títulos e tomar conhecimento do terreno brasileiro nesse mercado, estreitando também relações com canais locais.
“Nós temos diversas parcerias com Alemanha, Inglaterra e com os países escandinavos, mas queremos ter um olhar mais amplo e buscar outros mercados importantes, como é o caso do Brasil”, disse Diego. “Nossa intenção no evento é conhecer nossos pares brasileiros”. A relevância de um evento como o RioContentMarket, para ele, é criar um ambiente de oportunidades.
Aos produtores brasileiros interessados no menu, vale avisar: o Canal + tem investido no formato de documentários, com produções originais de alta qualidade técnica e boas histórias. A missão é colocar no ar, por ano, cerca de 10 documentários de 90 minutos no horário nobre. “A ficção é muito interessante e houve um boom dos seriados de TV, mas as pessoas também querem se reconectar com a realidade”, acredita. Buñuel está menos interessado no tema abordado do que na forma da narrativa (storytelling), com predileção pela contemporaneidade.
Além de responsável pelos documentários do Canal+, Diego Buñuel é ex-correspondente de guerra para a TV francesa, dirigiu e apresentou o documentário ‘Boomerang, la puce à l’oreille’ (2012) e é conhecido pelos programas da Nat Geo “Zonas de Guerra’” com episódios filmados inclusive no Brasil, e “Don’t Tell My Mother”, inspirado nas viagens que realizou pelo mundo como repórter, em que mostra os desafios das grandes metrópoles.
O RioContentMarket será nos dias 8, 9 e 10 de março de 2017, no Hotel Windsor Barra, Rio de Janeiro.