Paralisação e falta de gasolina beneficiam audiência da TV em até 82%
Faltou gasolina? Sobrou audiência. A escassez de combustível e o bloqueio de estradas afetaram diretamente a TV – positivamente. Em comparação com o saldo das quatro semanas anteriores, o número de televisores ligados cresceu 12% na sexta-feira, 13% no sábado e 12% no domingo, considerando a média dia (das 7h à 0h), na Grande São Paulo.
As emissoras que mais se beneficiaram desse cenário foram a Record (que cresceu 37% na sexta, fechando o dia com 9,3 pontos, 60% no sábado, com 9,2 pontos e 44% no domingo, com médias de 9,7 pontos) e a Band (que cresceu 41% na sexta, chegando a 3 pontos de média, 73% no sábado, quando somou 2,2 pontos, e 82% no domingo, com saldo de 2,1 pontos.
A Globo cresceu menos em porcentuais, mas, no seu caso, a média em números absolutos é mais representativa. Fez 12% de crescimento na sexta, quando fechou o dia com 18,6 pontos, ante 16,7 do sado das quatro sextas anteriores. No sábado, também fechou com 18,6 pontos (21% de evolução) e 16,4 pontos no domingo (7% de crescimento).
Apesar da alta no número de ligados, houve quem perdesse terreno, caso da RedeTV! e do SBT (que teve 6% e 8% de crescimento na sexta e no domingo, mas teve sua fatia reduzida no bolo de participação dos ligados).
A TV paga ganhou 4% de adesão na sexta, 3% no sábado e 13% no domingo.
Além da falta de mobilidade que manteve as pessoas em casa, a cobertura jornalística da paralisação também teve peso expressivo na evolução de audiência, o que se reflete justamente no alto crescimento dos canais que mais se beneficiaram de um universo com maior número de TVs ligadas.
Os números são da aferição do Kantar IBOPE Media na Grande São Paulo, onde cada ponto de audiência equivale atualmente a 71,85 mil domicílios.