Porta dos Fundos é indicado ao Caboré, prêmio queridinho da publicidade
Agências de publicidade e veículos de comunicação costumam se estapear pelo Prêmio Caboré, o queridinho do mercado anunciante, promovido pelo Meio & Mensagem, publicação especializada no gênero, desde os anos 1980. Na edição deste ano, um dos concorrentes à estatueta de melhor veículo de comunicação é, em tese, um estranho no ninho, mas apenas pelo fator surpresa, e não por falta de propriedades para tanto –ao contrário.
O Porta dos Fundos, maior canal de humor do YouTube no Brasil, concorre com o SBT e o portal R7, da Record, nesse quesito.
Você pode nem notar, mas vários filmes que já encantaram muita gente no menu do Porta dos Fundos são de fruto de publicidade encomendada, o chamado conteúdo pago, dito branded content, recado dado de modo orgânico, o que só aumenta a genialidade de suas criações.
Ao rir da mensagem, a plateia baixa a guarda racional e se permite ser fisgada pelo aspecto emocional, o que só potencializa a eficiência da comunicação ali praticada.
O Porta dos Fundos soma mais de 35 milhões de fãs nas redes e 9 bilhões de visualizações em apenas nove anos de vida. Os caras estão em em filmes, séries, publicidade e programas de todas as plataformas.
Em 2019, nasceu o Backdoor, franquia mexicana do Porta com a mesma proposta, mas com elenco, linguagem e temática direcionados ao público local.
Neste ano, o time passou a produzir também para o Tik Tok e a Twitch, com o canal Salve, que tem rendido ótimas conversas entre convidados, Antônio Tabet, o Kibe Loco, e Totoro.
Em parceria com a Deezer, vieram os podcasts “Quem Quer Ser Um Alienado” e “Amigos do Fim”. O elenco contabiliza ainda o “Que História é essa, Porchat?”, no canal GNT, e o “Greg News”, na HBO, com acesso estendido ao YouTube.
No dia 22, Peçanha, o adorável meganha de Tabet conhecido pelas redes sociais e vídeos do Porta, ganhará um filme para chamar de seu, o “Peçanha Contra o Animal”, que chega à Amazon Prime Video. Outras produções em andamento são o reality Show “Futuro ex-Porta”, que escolhe um novo integrante para o elenco, parceria com o Youtube Originals, e “As seguidoras”, primeira série brasileira da Paramout+, produzida por João Vicente de Castro.
No fim do ano, virá mais um filme especial, o que já é uma tradição no Natal da família brasileira, dessa vez em formato de animação e também pela Paramount+, plataforma de streaming da Viacom, que é sócia do Porta em 51%.
A cerimônia de premiação do Caboré está agendada para 6 de dezembro, no Clube Monte Líbano, em São Paulo. A votação começa a partir de 1º de novembro e é exclusiva para assinantes do Meio & Mensagem.