Porta dos Fundos parodia o Grande Debate, quadro da CNN Brasil
Quadro de alta repercussão da CNN Brasil, que já causou ao menos dois pedidos de demissão do canal em cinco meses de existência, o Grande Debate chegou aos domínios do Porta dos Fundos.
A ideia já existiu no portal de humor no passado, em tempo anterior à criação da CNN Brasil, mas volta agora embalada pela proposta do canal de notícias e uma configuração similar ao quadro mediado por Monalisa Perrone.
Na estreia, o tema é Aglomerar: Gostoso ou Perigoso?
O epidemiologista e sanitarista Dr. Jorge Farias (João Vicente de Castro) explica por que é importante que o isolamento social seja mantido diante do quadro de pandemia apresentado pelo novo coronavírus. Do outro lado, o mediador (Victor Leal) apresenta Enzo Luccetti (Rafael Infante), estudante de administração e dono de boate, que se diz solteiro convicto reivindica o ministério dos solteiros e o fim do confinamento. “O exemplo de outros países mostra que veio nova onda de contaminação após uma tentativa de reabertura”, diz um.
“Tudo bem, eu sou surfista, estou acostumado a pegar onda”, responde o outro.
O debatedor a favor do isolamento mostra tanta indignação que não consegue ir adiante. O outro, retrato do imbecil que encontra eco em redes sociais, se exibe como vencedor no ringue. E o apresentador anuncia que na próxima semana, o debate será sobre Amazônia: ecologia ou mimimi? E ainda sobre cigarro: será que ele faz mal à saúde ou é uma grande companhia numa noite solitária?
A paródia expõe o nível de defesa de pensamentos indefensáveis. Tomara que esse espelho ajude muita gente a pensar, mas desconfio que o sujeito ali retratado mal se reconheça no espelho, uma pena.