Produtora Floresta faz parceria com Fabrício Bittar de olho nas produções infanto-juvenis
A Floresta, produtora da Sony Pictures Television no Brasil, e Fabrício Bittar, diretor, roteirista, produtor de Cinema e TV, se uniram para potencializar a criação de filmes e séries brasileiros voltados para os públicos infanto-juvenil e jovens adultos.
Foi de olho nesse mercado que a Floresta adquiriu os direitos da saga em quadrinhos “Mayara & Annabelle”, criada por Pablo Casado e Talles Rodrigues. A obra será adaptada em uma série live action em parceria com a Clube Filmes, produtora de Bittar. Em breve, novos projetos derivados desta união serão anunciados.
Enquanto os canais abertos esvaziaram suas grades desse gênero, por pura conveniência comercial, a TV paga abriu canais para diferentes segmentos etários de crianças, adolescentes e jovens e, principalmente o streaming multiplicou como nunca as opções disponíveis para crianças, em uma indústria cada vez mais sustentada por assinaturas.
Nesse ponto, vale manter um olhar atento para um sistema que permita a garantia de produções infantis nas TVs públicas, feitas em geral por meio de leis de incentivo que permitam abastecer o repertório da garotada mais carente, sem condições de pagar para ver qualquer coisa. Será cada vez mais improvável que canais comerciais se arrisquem em empreitadas como “Sítio do Picapau Amarelo”, “Vila Sésamo” ou a trilogia de “Rá-Tim-Bum” –esssa última vista só na TV pública mesmo– sem o apoio da legislação destinada ao fomento do audiovisual ou o atropelo de leis que tentam proteger a criança da publicidade imprópria para essa faixa etária.
No caso do acordo recém-firmado pela Floresta com Bittar, Dida Silva, diretora geral e VP da produtora, explica: “Esse movimento é fruto de um relacionamento que fomos construindo ao longo dos anos, iniciado com ‘Bugados’ e que agora vamos estender para novas produções. O Fabrício tem uma excelente visão para as tendências do streaming, está sempre atento a novos IPs e tem muita experiência na criação de conteúdos voltados ao público mais jovem, em sintonia ao que estamos buscando neste momento”.
“Estou muito empolgado com essa parceria e a possibilidade de criar histórias que deixem sua marca na cultura pop”, endossa Fabrício Bittar, que assina a direão de títulos como “MTV Sports”, “Alice no Mundo da Internet”, Acampamento Ingergaláctico e “Chomo Hackear seu Chefe”, além das quatro temporadas de “Bugados”, um hit do canal Gloob.
“Queremos criar filmes e séries para as pessoas se tornarem fãs, comentarem, compartilharem, criarem memes e produtos”, completa o diretor, citando “conteúdos audiovisuais comerciais, porém autênticos e inovadores”.
A Floresta, produtora também conhecida por outros gêneros, como o “Lady Night”, de Tatá Werneck, e o “De Férias como Ex”, na MTV, tem ampliado sua atuação no universo de ficção infanto-juvenil. Nesse pacote, está a nova série da HBO Max “Use Sua Voz”, que chega à plataforma em 2023 e será protagonizada pelas meninas do BFF Girls, grupo musical revelado no The Voice Kids.
A produtora também comprou os direitos do livro “Sonhos de Umas Férias de Verão”, do autor e novelista Gustavo Reiz, e já trabalha no desenvolvimento da adaptação.