Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Projeto Paradiso anuncia inscrições para premiação que ajuda a financiar novos filmes

Setor do audiovisual gera milhões de empregos diretos e indiretos / Divulgação

O Projeto Paradiso, que promove intercâmbio de experiências, informações sobre bolsas e incentivo à produção cinematográfica, anuncia que a 2ª edição do Prêmio WIP Paradiso Ventana Sur já tem inscrições abertas! O Projeto Paradiso, por meio do projeto Brasil no Mundo, e o Ventana Sur convidam cineastas a inscreverem seus longas-metragens de ficção brasileiros ou coproduções majoritariamente brasileiras, em fase de pós-produção, na premiação que oferece US$ 10 mil para finalização do projeto.

As inscrições vão até o dia 31 de agosto e podem ser feitas no site do prêmio.

O Prêmio WIP Paradiso permite que as produções brasileiras concorram também às premiações das tradicionais categorias Primer Corte e Copia Final, elevando as chances de destaque do país no Ventana Sur. O projeto vencedor será escolhido por um júri formado pelo mercado argentino e exibido na edição 2022 do evento, principal mercado audiovisual da América Latina que acontece em Buenos Aires, de 28 de novembro a 2 de dezembro.
“A renovação da parceria com o Ventana Sur, que foi anunciada este ano durante o Marché du Film, é importante para o Projeto Paradiso porque reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do audiovisual brasileiro no cenário internacional, aumentando a presença e visibilidade de produções nacionais no mercado latino e ampliando o acesso de talentos e projetos do país aos principais eventos da região”, diz Josephine Bourgois, diretora-executiva do Projeto Paradiso.

ENTRE NO CIRCUITO

Aproveitando, vale informar que nesta quinta-feira (7), a partir das 10h, o Show me The Fund, Mapa de Fundos do Projeto Paradiso, vai promover uma mesa virtual gratuita para fornecer dicas sobre o envio de projetos para fundos de financiamento internacionais na área do audiovisual.

A conversa será em inglês, com participação de Isona Admetlla Font, coordenadora do World Cinema Fund, fundo ligado ao Festival de Berlim, e de Jeske van der Slikke, coordenadora do Hubert Bals Fund, do Festival de Roterdã, que vão oferecer detalhes para os produtores brasileiros de como inscrever projetos audiovisuais em fundos de financiamento internacionais com maior chance de sucesso. A mediação será de Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.
“Ao promover o diálogo com as coordenadoras de dois importantes fundos internacionais, queremos trazer elementos concretos que ajudem os produtores audiovisuais no processo muito exigente de inscrição em fundos internacionais que se tornaram uma fonte tão importante de recursos para viabilizar os filmes brasileiros neste momento”, explica Josephine. “O Mapa de Fundos já presta grande auxílio ao organizar as possibilidades e apontar caminhos. A ideia por trás desta mesa é que o Show me the Fund também ofereça conteúdos formativos para os produtores nacionais”.

Para participar do evento, que será transmitido pela plataforma Zoom, é preciso se inscrever neste link. A gravação da mesa ficará disponível no Canal Paradiso, no YouTube.

O Show me The Fund é uma plataforma que reúne extenso material sobre recursos internacionais disponíveis para as mais diversas fases das produções brasileiras.

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione