Psiquiatra reflete temas da série ‘Sob Pressão’, em vídeos produzidos pela Globo para as redes sociais
Vai ao ar nesta terça, pela Globo, o 2º episódio da ótima “Sob Pressão”, série que ocupa as noites de terça desde a última semana. Na Globo Play, plataforma sob demanda da Globo via internet, o episódio já está disponível para assinantes desde o fim da exibição do primeiro episódio pela TV, na noite da última terça (assim como o 3º episódio já estará na plataforma após a veiculação do 2º pela TV, hoje).
Com assuntos inspirados na vida real, a série motiva a Globo a exibir, a partir desta terça, ao fim de cada episódio, cartelas informativas sobre os temas, a começar por abuso sexual, tema presente neste 2º episódio, por meio do caso de Michele (Bruna Gruphão) com o pai, Valter, papel que rende ao programa uma participação especial de Paulo Miklos.
Ao todo, serão sete cartelas distintas, contendo informações e dados sobre os órgãos que atuam nas respectivas áreas.
Nas redes sociais, a reflexão vai além: médico especializado em Psiquiatria e coordenador do núcleo de Psiquiatria Forense do Hospital das Clínicas, Daniel de Barros repercutirá, em vídeos distribuídos após cada episódio, um depoimento que traça traça paralelos entre as histórias abordadas na ficção e as vividas na realidade das emergências. Iniciativas como essa estarão presentes em uma nova plataforma criada pela Globo, a REP (Repercutindo Histórias), a fim de reforçar as ações da casa na área de Responsabilidade Social, aberta também a ouvir quem quiser contribuir com a reflexão sobre temas de interesse social.
No enredo da vez, Michele (Bruna Gruphão) tenta o suicídio para se ver livre do pai, Valter. O caso nos dará uma pista dos problemas enfrentados por Carolina (Marjorie Estiano), que pratica automutilação ao ferir o próprio corpo com cortes, como vimos no 1º episódio.
Mas o acontecimento que abre este 2º episódio é uma impressionante cirurgia no cérebro de Priscila (Cris Lago), uma jovem locutora de rádio comunitária, que passa mal ao vivo e descobre um tumor na cabeça, na área que coordena a fala. A equipe médica liderada pelo pragmático doutor Evandro (Júlio Andrade) realiza então um procedimento cirúrgico em que a paciente permanece acordada, um trabalho minucioso do anestesista Amir (Orã Figueiredo). Tenso.
“Sob pressão” tem direção artística de Andrucha Waddington e direção de Mini Kerti, e é fruto do filme homônimo de Andrucha, com criação de Luiz Noronha, Claudio Torres e Renato Fagundes a partir de uma ideia original de Mini Kerti, livremente inspirada no livro “Sob Pressão – A rotina de guerra de um médico brasileiro”, escrito por Marcio Maranhão. No papel, a série da TV é de Jorge Furtado, que escreve os episódios com Lucas Paraizo, Antonio Prata e Márcio Alemão, com consultoria médica de Marcio Maranhão.