Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Punido pela Globo em 1998 por comer bolacha ao vivo na bancada, Fernando Vanucci morre aos 69

O apresentador Fernando Vanucci

O jornalista Fernando Vanucci morreu nesta terça-feira (24), aos 69 anos, após passar mal em sua casa em Barueri (SP).

No ano passado, ele sofreu um infarto e vinha enfrentando algumas restrições de saúde, sob acompanhamento médico.

O episódio da bolacha (ou biscoito, no dialeto carioca) mencionado no título deste post, evidentemente, nada tem a ver com a partida precoce deste profissional, e ganha destaque apenas para lembrar como uma das principais vozes do noticiário esportivo da maior vitrine de comunicação do país perdeu seu posto de um dia para o outro, sendo em seguida relegado a segundo plano em outros canais.

Por descuido, Vanucci foi flagrado comendo bolacha ao vivo na Globo, cena que hoje poderia ser explicada pelo apresentador, sem constrangimento e castigo, mas foi tratada como se fosse um crime. A TV felizmente aprendeu, ao longo de sua existência, que a autenticidade vale mais que qualquer ensaio, desde que não desrespeite o telespectador, e esse não era o caso do episódio em questão.

Naquele tempo de vozes empostadas e locutores com timbre fora do comum, no entanto, a emissora o retirou de cena e o trancou na geladeira.

Em 1999, cansado da represália, deixou a Globo, que o acionou na justiça com uma cobrança de multa pela quebra de contrato. Ele contra-atacou e ganhou. Levou R$ 2 milhões, o que disse que lhe valeria como aposentadoria, e isso foi ali no início dos anos 2000, quando R$ 2 milhões valiam bem mais.

Vanucci cobriu seis Copas do Mundo pela Globo.

Conhecido pelo bordão “Alô, você”, o apresentador também passou por RedeTV!, Bandeirantes, Record e Rede Brasil, onde trabalhava atualmente, como editor de Esportes.

Vaidoso, submeteu-se a procedimentos estéticos que de certa forma alteraram suas feições. Chegou a enfrentar depressão e ficou, com razão, magoado pelo fato de ter sido ignorado pelos 40 anos do Esporte Espetacular, programa que apresentou por longo período.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione