Quase 45 milhões no Brasil acompanharam os jogos da seleção na 1ª fase da Copa
Pouco antes de o Brasil estrear nas Oitavas de Final da Copa do Mundo da Rússia, na manhã desta segunda-feira, o Kantar Ibope Media divulgou um levantamento sobre a média de público do país que assistiu a todos os jogos da seleção brasileira na primeira fase do mundial. A conta chega em 43,9 milhões de pessoas. Considerando apenas o jogo decisivo contra a Sérvia, a plateia sobe apara 58,9 milhões, somando canais pagos (no caso SporTV e FOX) e abertos (só a Globo).
Em média, os telespectadores assistiram a 1 hora e 15 minutos de partidas da seleção nesta primeira fase, ante 54 minutos da média geral de jogos.
Entre as três partidas do Brasil, o jogo do dia 27, contra a seleção da Sérvia, foi o que teve a maior audiência somada das emissoras (62%), seguido pela partida com a Costa Rica (60%) e o confronto contra a Suíça (55%).
No Twitter, a Copa também aqueceu o Social TV, segmento criado pela Kantar IBOPE Media com a rede de microblogs, para mensurar o impacto das conversas sobre televisão no campo do passarinho azul. Somando todas as transmissões da primeira fase, os comentários durante as partidas geraram 1,006 bilhão de impressões no Twitter (número de vezes em que os Tweets relacionados ao assunto foram visualizados na plataforma). As partidas da seleção brasileira concentraram 35,18% das impressões totais do evento até o momento (e estamos falando de um período anterior ao jogo contra o México). Nesses comentários, as principais emoções expressadas foram Admiração (15%) e Insulto (8%).
Entre os termos mais usados destaque para Brasil, Neymar e Coutinho.
Considerando a transmissão das três partidas do Brasil, a primeira fase atraiu 59 anunciantes com um total de 1.022 inserções exibidas durante as transmissões dos jogos da seleção de Tite.