Ratinho vence Xuxa pelo mês inteiro
O prefeito eleito de São Paulo, João Dória Jr., sabe das coisas. Nesta quarta-feira, apenas três dias depois da eleição que o sagrou prefeito da maior cidade da América Latina em 1º turno, ele comparece ao ‘Programa do Ratinho’, no SBT. Para quem se habituou a vê-lo no segmentado ‘Show Business’, na Band, é no mínimo tentador verificar como se sairá num programa de massa – e aqui não vai nenhum trocadilho com o nome do apresentador, por favor.
Fato é que o ‘Programa do Ratinho’ tem alcance popular, item precioso para Dória neste momento. Trata-se de um cenário de alto potencial para aproximá-lo do povo que nunca viu o ‘Show Business’ e o conheceu só na propaganda eleitoral. O prefeito eleito sabe disso. Assim, depois de entrevistas à Globo, Folha de S.Paulo e Estadão, a hora é do Ratinho, com efeito.
Nos quatro confrontos diretos com o o programa de Xuxa, na Record, durante as noites de segunda-feira de setembro, Ratinho levou vantagem de audiência em todas, na Grande São Paulo, com 9,6 pontos de média nos dados do Kantar IBOPE Media. Cada ponto equivale a 69,4 mil residências na região, que vai além da capital paulista, abrangendo também cidades do ABC e Guarulhos. Nesse placar, a loira fez pouco mais da metade da plateia de Ratinho, ou 65%, ao somar 5,8 pontos de média.
Os números são relativos à concorrência direta entre os dois.
A considerar o horário cheio do ‘Ratinho’, o desempenho foi de 8,7 pontos de média, índice 25% superior ao registrado pela Record no mesmo horário, que nesse período marcou 7 pontos de média.
No Painel Nacional de TV (PNT) do Kantar IBOPE Media, que abrange 15 regiões do País, o ‘Programa do Ratinho’ manteve a vice-liderança para o SBT, com média de 10,8 pontos, 57% mais que a Record, que na mesma faixa horária marcou 8,5 pontos.
Ratinho também é vice no Rio, com 8,3 pontos em setembro, mas ali a Record já chega mais perto, com 6,7 pontos, ou 25% menos que a TV do Silvio Santos.