Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Refugiados falam a elenco da nova novela das seis no 70º aniversário dos Direitos Humanos

Alice Wegmann encabeça elenco. / Divulgação

Aconteceu nesta terça e quarta-feira o workshop de preparação para a novela “Órfãos da Terra”, de Thelma Guedes e Duca Rachid, próxima trama das seis da Globo.

Foi o pontapé inicial para a produção, que já tem data para estrear: 2 de abril de 2019. A realização do workshop nesta semana não foi ao acaso. A direção da Globo queria que o início dos trabalhos coincidisse com a comemoração dos 70 anos da proclamação dos Direitos Humanos, celebrada em 10 de dezembro. Afinal, é disso que a história vai tratar:  a necessidade de se preservar os direitos humanos tão fortemente combatidos nos dias atuais.

Refugiados da vida real deram seus depoimentos nos dois dias de imersão no assunto. Alice Wegmann, um dos nomes centrais do elenco, comentou sobre um deles em sua página no Instagram: “Hoje, no trabalho, ouvi um relato de uma congolesa sobre os estupros que ocorrem com frequência no país dela.
Aquilo me lembrou do quanto as pessoas também podem ser terríveis. E a gente não precisa ir muito longe pra perceber isso.”

Embora  o romance sempre seja o ponto de partida de qualquer novela, esse é um enredo que promete embutir forte cunho político. Trata da aceitação, da intolerância e da compaixão humana – ou não – diante do drama de refugiados que deixam suas terras por absoluta falta de condições de viver onde viviam, sendo muitas vezes rejeitados por outros povos.

Os êxodos sírio e venezuelano serão casos representados na trama.

Durante os dois dias de preparação, a palavra mais repetida pelas autoras e direção foi EMPATIA, cujo significado foi explicitado, mastigado e digerido em mais de uma oportunidade, como capacidade de se colocar no lugar do outro, sentir a dor do outro antes de julgar.

A novela, descrita como uma história de amor contemporânea, terá um espaço para depoimentos reais: vários refugiados da vida real darão seus testemunhos e até farão participações rápidas na trama. E tem, é bom lembrar, um componente do elenco que viveu esse drama de fato: Kaisar Dadour, sírio que participou do último “BBB”, estreando como ator.

Com a saída de Amora Mautner da direção – ela foi convocada para comandar a novela das nove, de Walcyr Carrasco -, a direção artística de “Órfãos da Terra” foi entregue a Gustavo Fernandes, que já dirigiu “Os Dias Eram Assim”, “Boogie Woogie” e “Além do Horizonte”.

A escalação do elenco, que sofreu uma pausa, à espera da conclusão do cast da trama de Carrasco, está quase completa, faltando agora apenas um ou dois nomes que serão definidos até a semana que vem.

Eis a lista até aqui confirmada:

Alice Wegmann
Julia Dalavia
Renato Góes
Carmo Dalla Vecchia
Nicentte Bruno
Flávio Migliaccio
Osmar Prado
Eliane Giardini
Paulo Betti
Herson Capri ( O grande vilão)
Rodrigo Simas
Letícia Sabatella
Simone Gutierrez
Emanuelle Araújo
Paula Burlamaqui
Marcelo Médici
Bruno Cabrerizo
Anna Cecília Costa
Marco Ricca
Beth Golfman
Mouhamed Harfouch
Kaisar Dadour (o ex-BBB)
Cássio Gabus Mendes (que ficou com o personagem antes destinado a José de Abreu, transferido para a novela das nove).
Leona Cavalli
Anaju Dorigon

 

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione