Revelado em ‘Pantanal’, Almir Sater verá seu filho no remake da novela
Antes de mais nada, vamos explicar o título acima: não é que Almir Sater tenha surgido para a música por meio da novela “Pantanal”, obra da extinta Rede Manchete, em 1990, mas foi ali que o músico se revelou para a grande vitrine da fama e se descobriu como ator. Sua performance foi tão bem recebida pelo público, que o diretor Jayme Monjardim o escalou para protagonizar a novela seguinte, “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, ao lado de Ingra Liberato.
Agora, Sater verá seu filho Gabriel revisitar o cenário que os dois conhecem tão bem. Diferentemente de 99% do elenco do remake em fase de produção pela Globo, Gabriel frequenta a região desde pequeno. Embora tenha nascido em São Paulo, ele foi morar em Campo Grande (MS), terra do pai, aos 2 anos de idade, visitando o coração do Pantanal nas andanças de pescaria de Almir pela região.
Foi Sérgio Reis, que já trafegava entre a viola e a dramaturgia, quem convidou Sater para fazer parceria com ele na novela da Manchete, com convite endossado pelo autor do folhetim, Benedito Ruy Barbosa. Na ficção, Serjão era Tibério, e Sater, Trindade.
A dupla foi um sucesso e os dois voltariam a se encontrar em “O Rei do Gado”, novela que está completando 25 anos, também de Ruy Barbosa.
Em 2014, Luiz Fernando Carvalho, que assumiu a frente de quase todos os trabalhos de Benedito Ruy Barbosa na Globo após a sua volta da Manchete, convidou Gabriel Sater para o elenco da belíssima “Meu Pedacinho de Chão”.
O rapaz, também músico, lembra muito a fisionomia do pai, talentoso e bonito de encher a tela.
A Globo não confirma ainda se Gabriel estará no mesmo personagem que foi de Almir, mas a expectativa é que assim seja.
O texto original de Ruy Barbosa está sendo repaginado por seu neto Bruno Luperi e entre as mudanças mais latentes da nova versão está a interpretação do Véio do Rio e de José Leôncio por atores diferentes, como era previsto na primeira sinopse de Ruy Barbosa. Na Manchete, a falta de outras opções melhores acabou levando Cláudio Marzo a viver os dois personagens.
Confira a seguir quem está cotado para ser quem no remake e quem viveu esses mesmos personagens há 31 anos:
- Véio do Rio
Cláudio Marzo em 1990; Osmar Prado em 2022 - José Leôncio
Cláudio Marzo em 1990; Marcos Palmeira em 2022 - Tadeu
Marcos Palmeira em 1990; José Loreto em 2022 - Filó
Jussara Freire em 1990; Dira Paes em 2022 - Juma Marruá
Cristiana Oliveira em 1990; Alanis Guillen em 2022 - Maria Marruá
Cássia Kis em 1990; Juliana Paes em 2022 - Muda
Andréia Richa em 1990; Bella Campos em 2022 - Maria Bruaca
Angela Leal em 1990; Débora Bloch em 2022 - Peão Alcides
Angelo Antonio em 1990; Juliano Cazarré em 2022 - Trindade
Almir Sater em 1990; Gabriel Sater em 2022
A lista de confirmados inclui ainda Murilo Benício, Selma Egrei e Bruna Lynzmeyer. A direção-artística está a cargo de Rogério Gomes e o início das gravações está previsto para os próximos dias, ainda em julho, mas a estreia no ar será apenas no ano que vem.