Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Roberto Irineu e João Roberto trocam de lugar no Conselho do Grupo Globo

Os irmãos João Roberto Marinho , Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho em frente ao MG4, novo estúdio da Globo, no Rio / Divulgação

João Roberto Marinho passa a comandar o Conselho de Administração do Grupo Globo, posto que até ontem era ocupado por seu irmão mais velho, Roberto Irineu Marinho, que agora se torna vice-presidente do órgão, assim como o irmão caçula, José Roberto Marinho. O time do Conselho inclui ainda Paulo Marinho, diretor dos canais Globo e filho de José Roberto Marinho, Roberto Marinho Neto, que está à frente da Globo Ventures e é filho de Roberto Irineu, Alberto Pecegueiro, ex-diretor da Globosat, e Jorge Nóbrega, presidente do grupo.

“Não houve mudanças no controle das empresas, nem na atuação do Conselho que tem, entre as suas missões, a de definir a estratégia dos negócios, zelar pela manutenção dos Valores e da Essência Globo e aprovar os planos de negócios, com vistas ao futuro”, informa a nota distribuída pela empresa.

João Roberto Marinho continuará também à frente do Conselho Editorial, responsável por discutir e propor orientação e alinhamento em questões editoriais, e do Comitê Institucional, que tem o papel de acompanhar e propor linhas de atuação para as relações institucionais do grupo. José Roberto Marinho também seguirá na presidência da Fundação Roberto Marinho, que acaba de passar por uma reforma visual na logomarca.

Presidente do grupo, Nóbrega detalhou no texto distribuído pela Globo as transformações do Grupo Globo nas duas últimas décadas: “Ao longo dos últimos 20 anos, Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto Marinho empreenderam um grande esforço na construção de um modelo de governança para o Grupo Globo que busca alcançar as melhores práticas corporativas do mercado”.

“Já em 1998”, continua Nóbrega, “os três se afastaram da gestão direta da empresa e formaram um Comitê de Gestão, a fim de que pudessem exercer uma liderança compartilhada da empresa, tendo, em 2011, assumido as funções de membros do Conselho de Administração, criado naquele ano. Com a alteração ocorrida agora, a presidência do Conselho de Administração passará a ser ocupada por João Roberto. Roberto Irineu assumirá a vice-presidência e manterá suas atribuições de membro do Conselho, apoiando seus irmãos e os outros conselheiros nas tomadas de decisão.”

Os funcionários do grupo foram contemplados com uma carta de Roberto Irineu, explicando a mudança. Confira abaixo a íntegra do texto:

“Quando comecei no Globo como estagiário, aos 18 anos, com as expectativas e ansiedades da idade, eu não poderia imaginar como seria rica e gratificante a minha trajetória profissional. Nem no melhor dos meus sonhos.

Meu pai, mais por intuição do que por planejamento, quis engajar os filhos nos negócios, não somente para educá-los, mas para tirar de nós uma visão mais contemporânea, tão essencial ao sucesso. E, assim, cada um de nós trilhou uma aventura rica, com contribuições originais a este grupo de mídia que encanta os brasileiros há quase cem anos.

Depois do Globo, fui para a TV, TV fechada e internet, num caminhar de tirar o fôlego, como foi a caminhada de meus irmãos. Não foi uma linha reta de sucesso, como nada na vida é. Houve curvas e obstáculos que, ao serem superados, reforçaram valores.

Sempre com uma parceria total de meus irmãos, João Roberto e José Roberto, e com o apoio dos melhores profissionais do mercado, pudemos pôr em prática, ponto a ponto, o que diz aquele documento que tenho sempre ao alcance das mãos, Essência Globo.

Destaco o principal, a nossa visão: “Queremos ser o ambiente onde todos se encontram. E encontram informação, diversão e cultura, instrumentos essenciais para uma sociedade que busca a felicidade de todos e de cada um”.

Olho para tudo o que fizemos, para tudo o que fazemos e para tudo o que pretendemos fazer e constato, com alegria, que tudo está nessa visão escrita por nós três há 25 anos.

Em 2018, tomei a decisão de deixar a presidência executiva do Grupo e entregá-la a Jorge Nóbrega, que vem exercendo-a com a garra e o brilhantismo de sempre. Naquela ocasião, combinei com meus irmãos que também deixaria a presidência do Conselho de Administração num futuro próximo.

Na última reunião do Conselho de Administração, apresentei minha renúncia à presidência e propus que o João Roberto a assumisse. As duas propostas foram aprovadas por unanimidade, e hoje passo a presidência do Conselho a meu irmão, João Roberto, e assumo uma vice-presidência.

Como nós três compartilhamos o mesmo projeto, a mesma visão, nada muda. João tem uma capacidade de liderança ímpar: como poucos, sabe ouvir, sabe ponderar, sabe decidir. Está sempre atento ao norte para o qual apontam as tendências, capacidade fundamental no dia a dia da função.

Fico especialmente feliz de passar o bastão a um irmão, já que o Grupo Globo e a família Marinho são indissociáveis. Agora José Roberto e eu iremos apoiá-lo como vice-presidentes do Conselho, do qual fazem parte outros dois membros da família, também executivos do Grupo, meu filho Roberto e meu sobrinho Paulo, filho do José Roberto, numa tradição iniciada por meu pai: unir a experiência ao sentimento de contemporaneidade.

A família continuará a contar, no Conselho, com a contribuição valiosa e inestimável de Jorge Nóbrega e Alberto Pecegueiro.

Meu muito obrigado a todos vocês. Continuamos juntos.

Roberto Irineu Marinho”

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione