Roda Viva preterido pela TV Cultura lidera acessos do mês no YouTube
Atualizando dados publicados aqui na quarta-feira, já podemos dizer que o Roda Viva com o ex-ministro da Secretaria de governo de Jair Bolsonaro, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, foi a entrevista de julho mais vista do programa no YouTube, chegando a 51 mil visualizações nesta sexta-feira,2 de agosto. A essa altura, o canal oficial do programa no portal do Google apontava 11 mil visualizações para a edição com o economista Bernard Appy sobre reforma tributária, considerada pela direção da TV Cultura como “mais quente” que a outra e por isso exibida mais cedo, às 22h, na segunda, dia 29.
Com duas edições do Roda Viva gravadas para a última segunda-feira, a TV Cultura optou por exibir às 22h, tradicional faixa horária do programa, a conversa com o economista Bernard Appy sobre a reforma tributária, assunto que ainda começará a ser debatido no Congresso, e optou por deixar para meia-noite a entrevista com o general Santos Cruz, em que ele fala sobre sua saída do governo, sobre mandos e desmandos de Bolsonaro e comenta decisões como a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos.
A entrevista com Santos Cruz era a despedida de Ricardo Lessa do comando do Roda Viva, que passa a ser ancorado pela jornalista Daniela Lima, editora do Painel, desta Folha, a partir da próxima segunda, 5 de agosto. A Cultura argumentou que a escolha pela ordem das entrevistas obedeceu ao critério do assunto “mais quente”, selecionado para a faixa das 22h mais cedo, critério que se mostrou equivocado, segundo demonstra agora a audiência orgânica da internet.
A despedida de Lessa, que não escondeu seu descontentamento com o espaço pouco nobre a ele dado pela emissora para a ocasião, terminou apenas às 2h de terça.
A entrevista de Santos Cruz superava, na noite desta quartas, todas as últimas quatro edições do programa, com exceção da entrevista com o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto (21 mil visualizações), de uma semana antes.