SBT foi a rede que mais cresceu e menos investiu em 2018, em relação a Globo e Record
Com boa parte da programação tomada por novelas e desenhos animados em reprise, um jornalismo enxuto e shows de auditório, o SBT investiu bem menos que Record – e Globo nem se fala – em estrutura e novas atrações.
Em compensação, a rede de Silvio Santos fechou 2018 com o maior crescimento entre as três no Painel Nacional de TV (PNT) do Kantar Ibope Media, que mensura 15 regiões no país todo, nas 24 horas do dia: 5%, ante 1% da Record. A Globo perdeu 4% de sua audiência nacional, enquanto a Band diminuiu seu público em 18%.
Como os porcentuais tomam como base o tamanho de cada rede, a Globo, claro, ainda lidera com folga, acumulando mais que o dobro das outras três. Listando as comparações de cada uma, temos os seguintes termos:
Globo: caiu de 13,5 para 13,3 pontos
SBT: subiu de 5,3 para 5,6 pontos
Record: subiu de 5,1 para 5,2 pontos
Band: caiu de 1,5 para 1,2 ponto
Em fatia de audiência, o SBT e a Record também ganharam, 7% e 3%, respectivamente, enquanto a Globo perdeu 2% e a Band, 16%.
O SBT tinha 13,9% do total de aparelhos ligados nas 24 horas do dia, em 2017, e fechou 2018 com 15%.
A Record foi sintonizada por 13,5% em 2017 e fecha 2018 com 13,9% de participação entre as TVs ligadas nos mesmos parâmetros.
A Globo tinha 36,7% de participação em 2017 e fechou 2018 com 35,9%, nos mesmos parâmetros já citados.
A Band foi sintonizada por 3,9% dos televisores ligados em 2017 e fechou 2018 com 3,2% do bolono PNT.
Em 2018, a Kantar IBOPE Media calculava que 1 ponto de audiência no PNT correspondia a 248.647 mil domicílios e 693.786 indivíduos. De toda forma, as referências em porcentuais norteiam exatamente quem está ganhando ou perdendo terreno, como aconteceu com a Globo.
2018 não é, no entanto, o recorde negativo da Globo,que em 2014 e 2015 esteve em momento pior, com 12,2 e 12,4 pontos, respectivamente. Foram exatamente os anos em que a audiência da novela das nove sofreu seus maiores baques, frente a “Os Dez Mandamentos”, da Record.
De todo modo, convém reforçar que 2018 foi ano de Copa do Mundo e a Globo foi a única emissora aberta a transmitir o evento, sempre dono de um grande potencial para atrair audiência.
Para SBT e Record, 2018 foi o melhor ano em audiência desde 2011. A rede de Silvio Santos também teve, nesse período, seu melhor share (participação no bolo de audiência entre as TVs ligadas).