SBT lava a alma com final da Libertadores, do comercial à vitória sobre a Globo
Só com bola rolando, ou seja, durante o período do jogo entre Palmeiras e Santos, nesta sábado (30), sem mesa redonda de aperitivo ou festa do campeão, o SBT obteve 24,7 pontos de audiência na Grande São Paulo, segundo dados preliminares do instituto Kantar Ibope mensurados em tempo real. No mesmo horário, entre 17h e 19h, na mesma região, a Globo fez 11,2 pontos e a Record, 3,5, bem próximo da Band, que ficou com 2,4.
Cada ponto equivale hoje a 205.377 pessoas na Grande São Paulo.
A final abarrotou os intervalos do SBT de anúncios e até os comentaristas e narrador, da cabine do Maracanã ao estúdio do SBT em São Paulo, anunciaram promoções relacionadas ao evento. Todo mundo ganhou o seu quinhão, especialmente Silvio Santos, após um ano tão tortuoso para sua emissora.
O resultado na audiência foi uma vitória e tanto para a emissora, mesmo considerando que este jogo teria mais ibope na tela da Globo. Por quê? Porque a Globo, como vitrine que sempre investiu muito em esporte, tem um apelo permanente no assunto. Além disso, a Globo é líder em audiência e tudo em sua tela funciona melhor, até horário eleitoral. Daí o significado ainda maior da vitória do SBT.
Na Globo, a média de audiência da Libertadores em 2019 na Grande São Paulo foi de 26 pontos. Só a final, entre Flamengo e River Plate, rendeu 33 pontos na região.
No SBT, só a final da vez, com 24,7 pontos, chegou perto da média da Libertadores 2019 na Globo. Até a partida deste sábado, o saldo total do SBT com o campeonato na região era de 10,7 pontos.
Na Globo, o share (percentual de TVs sintonizadas nos jogos dentro do universo de TVs ligadas) era de 41% na Grande São Paulo ao longo de todo o campeonato.
No SBT, o share até a final era de 16% na média e chegou a 41,4% na final, índice que na Globo foi de 54%.
Ainda pela Globo, a média de audiência e de participação da emissora na Libertadores de 2019 marcou 32 pontos no PNT (Painel Nacional de TV), que mensura as 15 principais regiões metropolitanas do país) e 52% de participação entre as TVs ligadas. Na final, a Globo fez 38 pontos no PNT e 64% de participação no país, lembrando que o Flamengo é o time com a maior torcida nacional entre todos os clubes do país.
Os dados da final do dia no PNT só sairão na segunda-feira (1º).
Nesta final entre Palmeiras e Santos, o desempenho do SBT em Brasília teve até mais vantagem sobre a Globo do que o placar da Grande São Paulo, praça dos dois times que disputaram a taça. Na capital federal, foram 19,7 pontos para o SBT x 7,7 para a Globo.
Justamente pelo que representa voltar a campo após tanto tempo enferrujado no trato com a bola, vale repetir que a performance alcançada pela TV de Silvio Santos neste sábado foi realmente exemplar.