Seleção brasileira de futebol feminino dobra audiência da Globo
O jogo de estreia da seleção feminina na Copa do Mundo, contra a Jamaica, exibido no domingo, dia 9, dobrou a audiência da Globo no Rio. A partida marcou 20 pontos e 48% de participação, 10 pontos a mais que a média da faixa nos quatro domingos anteriores.
Em São Paulo, foram 19 pontos de audiência e 43% de participação, um crescimento de 9 pontos (+90%) na comparação com a faixa nos quatro domingos anteriores, o que significa também praticamente o dobro do saldo normal.
O futebol feminino vem crescendo no interesse de consumo do telespectador, e mesmo o futebol, de modo geral, já se ocupa de um público bem mais equilibrado entre homens e mulheres. Um estudo da Kantar IBOPE Media mostra que pelo menos 41% da audiência do futebol em 2018, na TV brasileira, era composta por mulheres, com predomínio da faixa etáeria entre 25 e 34 anos.
Entre 2014 e 2018, houve um aumento de 30% no tempo médio consumido do gênero futebol por mulheres.
O futebol feminino também ganha força. Desde a última edição da Copa do Mundo, em 2015, houve aumento de 51% no tempo médio consumido pela população em geral para as transmissões de jogos de futebol feminino. Levando em consideração apenas o consumo entre as mulheres, essa variação positiva chega a 30%.