A semana em ‘Novo Mundo’: Narcisa chega de surpresa ao Rio de Janeiro
A semana na novela das seis reserva para o capítulo de quinta-feira, dia 8, a chegada surpresa de Narcisa, papel vivido por Márcia Cabrita, esposa de José Bonifácio (Felipe Camargo), ao Rio.
Quando José Bonifácio chegou ao Rio de Janeiro, logo foi nomeado ministro de Dom Pedro (Caio Castro). Quem gostou da sua chegada foi Leopoldina (Letícia Colin) que, cansada do sumiço do marido, ansiava por um amigo para conversar, jogar bilhar e passar o tempo. Bonifácio tem se dedicado à princesa e sabe da fama do príncipe com as amantes, o que torna o caminho mais fácil para chegar até ela. Uma paixão começa a surgir da parte dele e o que não espera é que Narcisa (Márcia Cabrita) irá chegar para movimentar o palácio.
Ao saber, através de uma carta de Bonifácio, que ele permanecerá por mais tempo no Rio de Janeiro, Narcisa decide viajar até a cidade e fazer uma surpresa para o marido. A primeira pessoa que ela conhece na viagem é Hugo (César Cardadeiro), um jovem que viaja em busca de oportunidade e a ajuda no navio. “Gosto de ver gente humilde assim, trabalhando para conseguir alguma coisinha na vida. O trabalho enobrece o homem! Meu marido sempre fala isso. Aliás, meu marido fala muito! Deus, como aquele homem fala. E quando não está falando está escrevendo. É discurso, é poesia, é carta, artigo de jornal. Estou indo ao encontro dele no Rio de Janeiro. Está morando lá a trabalho”, comenta com ele. Hugo faz questão de ser gentil com ela e se apresenta: “Me chamo Hugo Proença. E não sou marujo, apenas estou como ajudante para pagar os custos da viagem. Podemos dizer que vou tentar a sorte e também posso dizer que vou atrás do que é meu”.
A chegada de Narcisa vai surpreender não só o ministro. Leopoldina (Letícia Colin) e os empregados da casa ficam incomodados com a novidade. A moça já chega tumultuando o ambiente.
“Novo Mundo” é uma novela de Thereza Falcão e Alessandro Marson, com direção artística de Vinícius Coimbra.
Segunda, dia 4
Thomas flagra Anna no escritório. Dom Pedro faz as pazes com Domitila. Piatã não deixa Ferdinando invadir a aldeia Tucaré. Leopoldina sente o cheiro do perfume de Domitila em Dom Pedro. Elvira encontra o caderno de anotações de Joaquim. Sebastião descobre a fuga de seus escravos e desconfia de Diara. Germana perde todo o seu dinheiro. Elvira entrega a Thomas o caderno de anotações do marido. Anna afirma a Joaquim que descobrirá o que aconteceu com seu pai. Thomas manda Elvira destruir as provas que Joaquim tem contra ele. Anna e Joaquim se beijam.
Terça, dia 5
Cecília vê Sebastião ameaçar Libério. Jacira se preocupa ao ver Jurema doente. Licurgo expulsa Germana da taberna e ela decide morar na casa de Elvira. Thomas exige que Domitila se afaste de Dom Pedro. Anna revela a Leopoldina o que descobriu sobre o marido. Ferdinando é flagrado invadindo a aldeia. Amália tem uma lembrança e pede ajuda a Peter. Madre Assunção recebe uma carta de Dom João, exigindo o embarque de Amália para Portugal. Elvira encontra um documento contra Thomas no quarto de Joaquim. Thomas decide contar a Anna sobre sua ligação com o pai dela. Joaquim descobre que Domitila é a amante de Dom Pedro.
Quarta, dia 6
Piatã e Olinto imploram pelo perdão de Ferdinando. Domitila diz a Dom Pedro que precisa ir embora por causa de Felício. Leopoldina chora nos braços de Joaquim. Bonifácio e Joaquim constatam que o romance de Pedro e Domitila ameaça o Brasil. Germana sugere que Elvira cobre para entregar a Thomas o documento que encontrou com Joaquim. Ferdinando descobre a doença de Jurema. Anna conta a Liu suas descobertas sobre Thomas. Amália fica agitada quando Madre Assunção avisa que ela voltará para Portugal. Joaquim revela a Dom Pedro que Domitila e Thomas são cúmplices.
Quinta, dia 7
Anna reconhece uma antiga caixa de seu pai nos pertences do marido. Jacira sofre por causa de Piatã. Dom Pedro demite Joaquim por causa de Domitila. Narcisa decide ir ao encontro de Bonifácio no Rio de Janeiro. Amália tem uma nova lembrança. Cecília decide contar a verdade sobre seu pai para Libério. Leopoldina se surpreende ao saber que Dom Pedro demitiu Joaquim. Dom Pedro pergunta se Thomas e Domitila se conhecem. Joaquim revela a Leopoldina que está trabalhando secretamente para Bonifácio. Anna visita Fred no presídio.
Sexta, dia 8
Anna mostra a Fred a lista dos marujos de seu pai. Amália inicia um incêndio em sua cela e foge do convento. Joaquim encontra Amália desmaiada na rua e a leva para Peter. Pedro e Bonifácio têm uma reunião com Thomas. Joaquim entrega uma carta que Domitila escreveu para Thomas a Dom Pedro. Germana e Licurgo fazem as pazes. Narcisa chega ao porto e é ajudada por Hugo. Francisco conta para Thomas sobre o plano de Joaquim. Libério descobre que Cecília é filha de Sebastião. Anna decide sair de casa ao saber da ausência do marido. Joaquim e Anna se amam.
Sábado, dia 9
Thomas volta para casa e se irrita por não encontrar Anna. Pedro pensa em Chalaça e Domitila. Hugo começa a trabalhar na taberna. Narcisa chega ao palácio. Dom Pedro compara a letra da carta que Joaquim lhe entregou com a de Domitila. Wolfgang e Diana armam uma estratégia para libertar a família de um escravo. Piatã e Olinto são liberados para ficar na aldeia. Sebastião não deixa Madre Assunção falar com Cecília. Peter afirma a Amália que não deixará que ela volte a Portugal. Thomas vê Anna e Joaquim juntos.
“Novo Mundo” vai ao ar de segunda a sábado, às 18h35, na Globo