Série inédita mapeia a geografia da cultura regional: estreia no Curta!
Um olhar sobre o rico patrimônio brasileiro, de norte a sul do país, focalizando danças, gastronomia e artesanatos regionais: é o que promete nos trazer “Latitude, Longitude” série inédita que estreia no Canal Curta! nesta sexta, dia 10, às 19h30.
São 21 episódios retratando os recortes dos valores culturais de cada região, começando por Olinda. A direção é de Belisário Franca, com produção da Giros e financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual.
No episódio de estreia, “Olinda sem igual”, estarão as cores, texturas e sons de Olinda, cidade declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1982. Em foco, não só as sombrinhas de frevo e lantejoulas, já tratadas como cartão de visitas do local, mas também a Orquestra Henrique Dias, sobre o trabalho de Manuelzinho Salustiano, e a boemia da Bodega do Véio.
Madureira, bairro da Zona Norte do Rio, é outro local do mapa que entra em cena, com sua diversidade de ritmos, do jongo da Serrinha às aulas de charme. Em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, o destaque é o museu a céu aberto que reúne objetos das primeiras famílias da cidade. Em outra parada, tem Cordisburgo, berço do escritor Guimarães Rosa e conhecida como “cidade coração”, onde ele passou a infância.
Na mineira São João del Rei, o programa viaja por suas notas musicais, pelo canto e trajetória de seus sinos e sons de um órgão. E busca informações quase desconhecidas, como a herança da cultura pomerana, com suas tradições e danças típicas, em Já em Santa Maria de Jequetibá, no Espírito Santo. Foi lá que brotou a maior colônia de imigrantes vindos da Pomerânia, território que não existe mais, no norte da Polônia e da Alemanha.
‘Latitude, Longitude’ vai ao ar no Canal Curta! dentro da faixa “Sexta da Sociedade”, às 19h30, com 21 episódios semanais. Curta.