Silvio de Abreu mostra indignação com desconhecimento do público sobre História
Jurado do “Show dos Famosos”, no “Domingão do Faustão”, o diretor de teledramaturgia da Globo, Silvio de Abreu, comentou na edição deste domingo os resultados surpreendentes das pesquisas realizadas pela emissora com telespectadores das novelas das seis, “Novo Mundo”, e das onze, “Os Dias Eram Assim”.
“Nós fizemos uma pesquisa sobre ‘Os Dias Eram Assim’ e as pessoas, de todas as classes sociais, A, B, C, D e E, não sabiam exatamente o que foi a ditadura no Brasil”, disse. “Alguns disseram: ‘ah, meu avô me falou, mas não me falou que era assim’, ninguém sabe”. “Numa outra pesquisa, sobre a novela das seis, ‘Novo Mundo’, vimos que as pessoas confundem o período de D. Pedro I com o do descobrimento do Brasil. Ou seja, não interessa aos políticos que o povo tenha educação, é inaceitável que isso não seja ensinado na escola”, completou Silvio.
Os comentários do autor vieram à tona em resposta ao questionamento de Fausto Silva sobre de que forma o país poderia reagir aos acontecimentos que abalaram o Brasil na semana que passou. O apresentador se referiu, sem mencionar nomes, às gravações e delações que fragilizaram o presidente Michel Temer, a partir de um acordo de delação do empresário Joesley Batista, do grupo JBS, com a Justiça.
Miguel Falabella e Cláudia Raia, que acompanham Abreu no júri do “Show dos Famosos”, também opinaram e incentivaram as pessoas a reagir. “Tem que usar as redes sociais”, disse a atriz. “Tem que ir pra rua”, completou Falabella.
O auditório se manifestou, aplaudindo de pé ao posicionamento do trio.