‘Sob Pressão’ e ‘Carcereiros’ são os cartões de visita de exportação da Globo em feira de Cannes
Premiada em abril na MIPTV, feira de TV que acontece em Cannes, a série “Carcereiros” (programada para 2018 na Globo, mas já disponível na GloboPlay), é um dos cartões de visita que a emissora apresenta no seu menu para o mercado internacional na MIPCOM, a mais importante feira de audiovisual do mundo. O evento tem início nesta segunda-feira, também em Cannes, e ocupa a semana toda, com presença de players, distribuidores e produtores de todo o planeta. Mais de 12 mil visitantes são esperados por lá.
O outro grande produto apresentado na linha de frente do estande ocupado pela rede dos Marinhos no Palais des Festivals é “Sob pressão”, série com Júlio Andrade e Marjorie Estiano, exibida aqui sob aplausos, com excelente audiência.
Famosa por suas novelas, a Globo tem se esforçado, já há alguns anos, para se apresentar ao mundo também como uma produtora de séries. Na lista de novelas, o lançamento da vez é “Rocky Story”, de Maria Helena Nascimento, com supervisão de Ricardo Linhares, tendo Vladimir Brichta e Nathalia Dill como par central. Folhetins já lançados em anos anteriores, assim como séries e minisséries, também estarão à venda, como parte do catálogo da casa.
Um título que permanece ausente no meu é “Velho Chico”.
Mesmo indicada ao Emmy Internacional, a história de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Bruno Luperi e Edmara Barbosa, com direção autoral de Luiz Fernando Carvalho, não será apresentada neste MIPCOM.
A Globo argumenta, por meio de sua assessoria de imprensa, que isso não quer dizer que a novela “não possa fazer parte do catálogo futuramente”. E cita, como exemplo de título que demorou a entrar no pacote de vendas, a ótima série “Os Experientes”, produção da O2 Filmes para a emissora, também indicada ao Emmy Internacional, que só estará disponível para exportação em 2018.
“A indicação ao Emmy Internacional reforça a alta qualidade de ‘Velho Chico’, assim como de outras produções da Globo que já concorreram ao prêmio”, continua a Globo, em resposta a este noticiário. “Mas, além da qualidade de produção, há outros critérios estratégicos que são levados em conta na hora de montar o catálogo de licenciamento internacional, como o timing, o mix de conteúdos e as necessidades do mercado naquele momento. No entanto, reforçamos que nosso catálogo está em constante atualização.