Prévia do Super Bowl 2018 indica queda de 3% da audiência de 2017
Dados preliminares do Super Bowl 2018, na noite deste domingo, 4, apontam para uma queda de 3% da audiência em relação aos índices alcançados no ano passado: a vitória do Philadelphia Eagles sobre o New England Patriots rendeu 47.4 pontos de audiência, com 70% de share (participação entre as TVs ligadas). Em 2017, a audiência ficou em 48.8, com 72% de share.
Como em 2017 o número de indivíduos diante da tela foi calculado em 111,32 milhões de espectadores pela Nielsen, responsável pela medição de audiência nos Estados Unidos, o público da vez ficou em torno de 108 milhões de indivíduos.
Mesmo com a ligeira queda, a grande final do campeonato da NFL (Liga de futebol americano) segue imbatível como o programa mais visto da TV americana, o que justifica o custo de US$ 5 milhões para cada 30 segundos cobrados de seus anunciantes nos intervalos.
Em segundo lugar no horário, a série “This is Us” teve excelente performance, com 16,2 pontos, o dobro de sua média e o melhor resultado para um horário de Super Bowl desde 2012, com o “The Voice”.
Ecos do Twitter
No Twitter, a grande decisão do Super Bowl (@SuperBowl), diretamente de Minnesota, nos EUA, foi assunto de destaque entre os brasileiros no Twitter. O Brasil, afinal, é o país com o 2º maior interesse no evento, inclusive à frente do México, perdendo apenas para os EUA.
Durante e após a partida, o jogador mais mencionado globalmente na plataforma foi a estrela dos Patriots, Tom Brady, seguido por Nick Foles, o quarterback do Eagles. Na sequência, estão Rob Gronkowski (@RobGronkowski), tight end dos Patriots, e Brandin Cooks (@brandincooks), recebedor do Patriots, que deixou o jogo depois de tomar uma pancada na cabeça.
O maior pico de conversas entre os brasileiros no Twitter aconteceu à 1h19 de segunda-feira (5), no momento em que o Philadelphia Eagles (@Eagles) derrotou o New England Patriots (@Patriots) e conquistou pela primeira vez um título de Super Bowl. O segundo maior pico de conversas foi à 1h04, quando Brandon Graham (@brandongraham55), dos Philadelphia Eagles, alcançou Tom Brady a pouco mais de dois minutos do fim do jogo e forçou o fumble. O terceiro momento com mais conversas no Twitter no Brasil aconteceu às 23h35 de domingo (4), durante o show do intervalo, quando Justin Timberlake (@jtimberlake) prestou homenagem ao cantor Prince (@prince).
O Tweet sobre mais Retweetado no mundo sobre o Super Bowl 52 foi publicado pelo perfil do @Eagles, que comemorou o título logo após o final do jogo. Confira abaixo este e os demais Tweets mais Retweetados sobre a decisão: