Toffoli reinaugura Poder em Foco no SBT, agora com Fernando Rodrigues
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro José Antônio Dias Toffoli, é o convidado da estreia do novo Poder em Foco, neste domingo, agora sob o comando do jornalista Fernando Rodrigues, criador do portal Poder 360 e ex-jornalista desta Folha.
O SBT havia encerrado o programa no final do ano passado, assim que a Caixa Econômica suspendera o contrato de patrocínio da atração. O acordo havia sido firmado com o governo Temer, a partir daquelas participações do ex-presidente no Programa Silvio Santose no Programa do Ratinho. Assim como agora fez Jair Bolsonaro, Temer havia estado com Silvio para vender o peixe da reforma da Previdência, que acabou não vingando no governo dele e ainda está aí, às voltas entre Congresso e Senado, para ser fechada.
Tanto Temer como Bolsonaro foram até o palco de Silvio para ganhar apoio popular para a dita reforma. O SBT não informa se a volta da atração está condicionada a um novo patrocínio, mas sabe-se que o próprio Bolsonaro andou aconselhando o patrão a retomar o programa, até em razão da ausência de uma atração do gênero na programação do SBT. Podem até dizer que a Record também não tem nada parecido, mas o espaço que a TV de Edir Macedo dedica ao jornalismo, assim como o investimento dele no segmento, é infinitamente superior ao do SBT.
Diferentemente do formato anterior, em que Débora Bergamasco ancorava o programa e contava com a presença de mais dois jornalistas, Fernando Rodrigues estará sozinho com o entrevistado em um novo cenário.
No texto de apresentação do primeiro entrevistado, o SBT anuncia que “num momento em que todo o Brasil está atento ao impacto das decisões da suprema corte, Toffoli fala sobre os julgamentos que anularam sentenças da Lava Jato, sobre a situação do ex-presidente Lula e informa que julgará, ainda neste ano, o caso das prisões após condenação em segunda instância”.
Já gravada, a conversa se estende a questões como combate à corrupção, fake news e a tentativa do Congresso de instalar a CPI da Lava Toga para investigar a ação de magistrados.
O Poder em Foco vai ao ar aos domingos, após o Programa Silvio Santos, mais ou menos na mesma faixa que a Band já abre há anos para o assunto, por meio do tradicional Canal Livre.