TV aberta rendeu mais de 18 bilhões de visualizações ao Twitter em 2017
O Twitter gerou para a TV aberta, em 2018, 18,7 bilhões de impressões (número de vezes em que os comentários relacionados ao tema foram visualizados).
A TV paga obteve 5,7 bilhões de impressões, e as séries da Netflix, 0,5 bi.
Ainda que uma repercussão no Twitter não se traduza exatamente em audiência para a TV ou a plataforma de streaming, a movimentação na rede de microblogs é essencial para mensurar o nível de engajamento do público com determinado programa. Esse termômetro tem sido inclusive usado para seduzir anunciantes, o que justifica, de certo modo, o interesse de Twitter e Kantar IBOPE Media em uma parceria que há mais de três anos vem listando os programas de TV mais comentados a cada semana.
Nesta quinta, 8 de fevereiro, o Kantar IBOPE divulgou a lista consolidada dos programas e transmissões que mais impactaram as pessoas no Twitter.
É preciso destacar que eventos ao vivo e realities têm maior potencial para gerar conversa nessa sala de estar.
Da mesma forma, o fato de uma Netflix dar ao espectador a chance de ver sua série quando ele quiser, acaba por arrefecer a intensidade de comentários na rede. Ainda assim, alguns títulos surpreendem nesse quesito. “Stranger Things” foi o programa mais comentando da plataforma de streaming – a 2ª temporada concentrou, na primeira semana após o lançamento, mais de 30% do total de tweets sobre a série ao longo de 2017.
Confira a seguir os números da TV no Twitter em 2017: