TV paga perde 170 mil assinantes só em julho: queda se acentua em 2019
Em queda nos três últimos anos, o número de assinantes de TV paga no Brasil bate recorde de velocidade no balanço mais recente divulgado pela Anatel. Só em julho, o setor perdeu 170,7 mil pagantes, como mostrou o preciso balanço da Tela Viva, publicação especializada no segmento.
O 7º mês do ano se fechou com 16,438 milhões de assinantes. Para além da tendência de queda desse mercado, a Tela Viva chama a atenção para a velocidade de perda de consumidores, que nunca foi tão grande no mercado brasileiro. Desde o início de 2019, mais de 1 milhão de assinantes já foram perdidos. No mesmo período de janeiro a julho de 2018, a perda não passava de 300 mil assinantes. Ao longo de 2018 inteiro, a perda de base foi inferior a 550 mil clientes.
Nesse ritmo, o setor pode fechar o ano com menos de 16 milhões de assinantes, ou perto disso, dando aí uma marcha ré que igualaria os números da TV por assinatura aos quadros de 2013, apenas com um senão: em 2013, não tínhamos tantas ofertas de streaming como agora. A tendência também deve se acentuar com a chegada do serviço da Disney, já que muita gente tem tentado equalizar os boletos a pagar no fim do mês: com Netflix, Amazon, Globoplay, Dazn, Play Plus, HBO GO e outros menus, aumenta a chance de o consumidor de pacotões de TV por assinatura trocar uma coisa por outra, optando então pelo conjunto de todas essas novidades.uma ideia.
Segundo a Tela Viva, no entanto, a concorrência com as OTTs (Over The Top, sigla que designa o modelo Netflix) ainda é minoria na canibalização de conteúdos que vitima a TV paga. Por quê? É simples: quem tem condições de pagar por tudo continua pagando por tudo, sem ter de fazer opções, e nesse ponto, a vilania de fato cabe à crise econômica.