Vai que cola? Espectador da Globo se sente enganado pelo aviso ‘estamos apresentando’
A Globo botou em risco uma coisa chamada confiança com o público no capítulo de “Amor de Mãe” desa quinta-feira (28). Após uma cena de suspense em que Lurdes (Regina Casé) é detida por bandidos, veio um intervalo comercial. A gente até estava esperando, pelo andar do relógio, que aquilo fosse o encerramento do capítulo, a fim de nos atrair de novo para a frente da novela no dia seguinte.
Mas não.
Apareceu lá: “Estamos apresentando”.
Oba, vamos aguardar para ver o que vai acontecer com a Lurdes, pensei.
Anunciaram um zilhão de itens para a tal Black Friday, e a gente lá, firme, sem querer comprar celular, geladeira ou máquina de lavar, esperando pela volta da novela, interrompida pelo gerúndio (“estamos apresentando”).
Após os comerciais, qual não foi a surpresa ao ver apenas os créditos finais subindo na tela?
As redes sociais acusaram o golpe. A Globo dirá que foi um erro? Pode ser, vamos procurar uma posição da emissora assim que o dia raiar. Mas a impressão que se tem é que lançaram mão do truque sob o mote daquele humorístico do Multishow, “Vai que cola”, sabe?
É muito ruim esse tipo de estratégia. Deixa o espectador tão aborrecido que ele é capaz de boicotar os produtos que lhe impuseram naquele intervalo enganoso. É como atender a telefonema de telemarketing no sábado pela manhã ou com aquelas gravações fingindo coloquialismo e simpatia na conversa: ao constatar que se trata de um intruso, não desligo: aguardo que a mensagem anuncie quem ligou para boicotar o contratante do serviço. Faço questão.
Antes disso, a Globo apresentou uma ação casada de merchandising em cena de “Amor de Mãe” com o intervalo comercial seguinte da novela das nove. Uma personagem diz que vai passar nas Casas Bahia por causa de um celular e a outra aproveita para dizer que também vai aproveitar a Black Friday. No intervalo, como se não fosse óbvio, o comercial das Casas Bahia põe seu garoto-propaganda, Fabiano Augusto, para reforçar que a Black Friday da loja já mexeu até com os personagens da novela.
Até aí nenhum mal. A Globo não tem de se envergonhar de buscar novas formas de comercialização no momento em que todo o mundo vem pesquisando novos meios de faturamento, em razão da mudança de mãos do dinheiro publicitário e de sua pulverização com mídias menores, incluindo redes sociais. Faz parte do jogo.
O grande drama do dia foi, depois de a gente já ter aceitado a ação casada, rever vários comerciais de varejo da Black Friday em um break que não equivalia ao “estamos apresentando”.