Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Viva e GloboNews lideram TV paga pelo 2º ano; infantis perdem posições

Flávio Migliaccio e Lima Duarte em cena de "O Salvador da Pátria", novela exibida pelo Viva em 2021 / Divulgação

Os canais Viva e GloboNews, ambos do Grupo Globo, ocuparam a liderança e a vice-liderança na TV paga pelo segundo ano consecutivo. O SporTV, que em 2019 liderou o ranking e perdeu sete posições em 2020, devido à ausência de eventos esportivos no momento mais crítico da pandemia de coronavírus, recuperou algumas casas e chegou em 3º em 2021.

Embora tenha ficado em 2º lugar, a GloboNews ampliou em 0,01 ponto percentual a audiência do ano anterior, chegando agora a 0,27 ponto na média total das 24 horas do ano, ante 0,26 em 2020. Já o Viva, mesmo liderando, perdeu alguns decimais, indo de 0,33 ponto em 2020 a 0,28 em 2021. Um dos destaques do ano foi a primeira exibição de “O Salvador da Pátria” no canal. De Lauro César Muniz, a novela protagonizada por Lima Duarte foi produzida em 1989 e teve apenas uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo, pela Globo, em 98.

Um ponto a observar na atualização dos dados é a saída do Top 5 dos infantis Discovery Kids e do Cartoon Network, que por anos estiveram no 1º e 2º lugar do ranking, até 2018. Na verdade, os resultados de 2021 mostram um empate entre AXN, Discovery Kids, Discovery Channel e Universal TV em 0,17 ponto, e qualquer um dos três poderia ser visto em 4º lugar, mas outras migalhas referentes à participação de cada um no total de TVs ligadas coloca o Discovery em 5º (mesma posição de 2020), o Kids em 6º e o Universal TV em 7º lugar.

A profusão de conteúdo para crianças no streaming certamente explica essa queda dos infantis no ranking da TV paga, lembrando que a publicidade, tratada muitas vezes como vilã para pequenos espectadores, não circula em serviços como Netflix, Amazon Prime Video e Disney, ao contrário do que ocorre na TV.

O Discovery Kids fechou 2021 em 6º lugar, três vagas abaixo do êxito de 2020. Já o Cartoon ficou em 8º, tendo ficado na 4ª posição no ano anterior. Ambos também já têm seus conteúdos disponibilizados em serviços de streaming, pelo Discovery + e pela HBO Max.

Mesmo assim, os infantis seguem honrando boas posições no ranking. O Cartoonito, versão pré-escolar do Cartoon, aparece em 40º lugar, mesmo tendo entrado no ar no último mês de 2021.

Nono lugar em 2020, o AXN subiu para a 4ª posição.

JORNALISMO

Cabe também ressaltar que a Jovem Pan News, lançada só em outubro, aparece acima da Band News, segundo canal do gênero criado no Brasil. A veterana está em 49º lugar, com 0,03% de audiência, enquanto Pan aparece em 43º, com 0,03%.

Lançada no ano passado, a CNN Brasil ficou com a 21ª posição, empatada, em tamanho de público, como canal GNT, ambos com 0,07%.

Confira abaixo os 40 canais mais vistos da TV paga no Brasil em 2021, segundo dados obtidos pelo blog aferidos pela Kantar Ibope Media.

  1. Viva -0,28
  2. GloboNews – 0,27
  3. SporTV – 0,23
  4. AXN – 0,17
  5. Discovery Channel – 0,17
  6. Discovery Kids – 0,17
  7. Universal TV – 0,17
  8. Cartoon Network – 0,16
  9. Megapix – 0,14
  10. Multishow – 0,14
  11. Gloob – 0,11
  12. Discovery Home & Health – 0,11
  13. TNT – 0,10
  14. SporTV 2 – 0,09
  15. Space – 0,09
  16. Star Chahnnel – 0,08
  17. TLC – 0,08
  18. TNT Séries – 0,08
  19. ESPN Brasil – 0,08
  20. Warner – 0,08
  21. CNN Brasil 0 -0,07
  22. GNT – 0,07
  23. Telecine Acion – 0,07
  24. Discovery ID – 0,07
  25. Animal Planet –  0,06
  26. Nickelodeon – 0,06
  27. Fox Sports – 0,06
  28. Comedy Central – 0,06
  29. Telecine Pipoca – 0,06
  30. FX – 0,05
  31. National Geographic – 0,05
  32. Telecine Premium – 0,05
  33. History – 0,05
  34. Studio Universal – 0,05
  35. Cinemax – 0,05
  36. Sony – 0,05
  37. SporTV 3 – 0,04
  38. Canal Brasil – 0,04
  39. Paramount – 0,04
  40. Cartoonito – 0,04

 

Em tempo: Em 2021, cada ponto no PNT (Painel Nacional de Televisão), de onde vieram os dados deste texto, equivalia a 703 mil telespectadores.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione