Zuza Homem de Mello ganha documentário sobre jazz no canal Curta!
Crítico musical de ouvidos apuradíssimos, Zuza Homem de Mello é alvo de um documentário inédito que o canal Curta! leva ao ar hoje, às 22h20, tendo como referência a influência do jazz na música brasileira.
Produzido pela Cine Group, “Zuza Homem de Jazz” traça um paralelo entre os dois universos pelas mãos de Zuza.
Dirigido por Janaína Dalri, o filme revisita o passado de Zuza como musicista e vem até os dias de hoje, com depoimentos preciosos e bom material de arquivo.
Amante do jazz, Zuza seguiu para os Estados Unidos no final dos anos 1950 para cursar a School of Jazz em Lenox, Massachussets, e estudar na Juilliard School of Music, em Nova York.
Na School of Jazz, programa para jovens que contemplava entre seus professores alguns dos maiores músicos do jazz, Zuza foi aluno do contrabaixista Ray Brown. Em Nova York, além de seus estudos, o jornalista também estagiou na Atlantic Records como engenheiro de som. A convivência com a Big Apple o levou a frequentar os melhores clubes de jazz em seu esplendor, nos anos 1950, tendo o privilégio de poder dizer que viu, ao vivo, apresentações de astros como Duke Ellington, Billie Holiday, Miles Davis, Thelonious Monk e John Coltrane, entre outros.
Nada mais juto, portanto, que Zuza revisite Nova York neste filme, para se reencontrar com velhos amigos. Entre esses está Bob Dorough, que morreu um ano após as filmagens, em depoimento inédtio. Gary Giddins, Steve Ross, Eric Comstock, Wynton Marsalis e Maria Schneider são outros encontros registrados para a ocasião, em NY.
Há ainda outras entrevistas filmadas nos Estados Unidos, além de Rio e São Paulo, na missão de resgatar histórias que fizeram a trajetória profissional de Zuza e de alguma forma traçaram os rumos da música nacional, afetando também o repertório de estrangeiros que aqui vieram buscar outras referências.
Quando? Hoje, segunda-feira, 22 de abril, às 22h20
Onde? No canal Curta!