Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Legado de Paulo Autran é resgatado em documentário do SescTV

O ator em montagem de 'Rei Lear', de Shakespeare / Divulgação

O que diria Fernanda Montenegro a Paulo Autran sobre imagens da novela “Guerra dos Sexos”, em que os dois maiores atores do país protagonizam a mais clássica das cenas de pastelão da história da telenovela brasileira?

O documentário “Senhor dos Palcos”, dirigido por Marco Abujamra, traz Fernanda lendo uma carta que recebeu dele sobre a icônica sequência do folhetim de Silvio de Abreu, e a resposta dela ao ator, morto em outubro de 2007. O filme estreou nesta sexta (2), pela SescTV, disponível também pela internet, e está disponível na plataforma de modo gratuito. Na versão ao vivo da TV do Sesc, a produção também ganhará uma reapresentação na terça (6), à 1h.

Com duração de 1h22, a produção percorre momentos importantes da trajetória do artista, que morreu aos 85 anos e dedicou toda sua vida à dramaturgia, deixando extenso legado para os palcos, o cinema e a TV.

Depoimentos que atestam a obra de Autran entram em cena, a começar pelo de Karim Rodrigues, com quem o ator foi casado. Ela apresenta memórias fotográficas de longa data e com significados especiais na carreira do ator.

O diretor Ulisses Cruz relembra a montagem de “Rei Lear” e a forma como o ator compôs o personagem trágico de Shakespeare. Já Mauro Farias, que dirigiu Autran em “O Enfermeiro”, cita o momento em que, depois do personagem morto, o intérprete fazia questão de permanecer dentro do caixão, embora o diretor quisesse poupá-lo daquela situação.

Eduarto Tolentino cita uma montagem de “Solness” em que ele, diretor, resistiu a determinadas soluções de cena propostas por Autran, tendo percebido, anos mais tarde,o quanto fora imaturo por discordar do ator.

Abujamra também brinda os espectadores com uma compilação das várias passagens de Autran pelo cinema, como em  “Terra em Transe” (1967), e também na televisão, como a própria cena antológica protagonizada por ele e Fernanda Montenegro em “Guerra dos Sexos” (1983).

A edição resgata falas do próprio Autran, de diferentes momentos de atuação, interpretadas por atores convidados, como Gustavo Machado, Bete Coelho, Bruce Gomlevsky e Patrícia Selonk. Complementarmente, o documentário reproduz depoimentos do homenageado, como o que concedeu ao programa Roda Viva, em que ele afirma que em seu método de trabalho, o respeito ao diretor sempre foi uma premissa fundamental.

Como quem conheceu Autran em cena, só digo que é sempre uma dádiva relembrar o que ele representou para as artes e a cultura brasileira. Quem não conheceu, provavelmente os mais novinhos, por favor, procure estudar e saber quem foi Autran.

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione