Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

‘5X Comédia’ põe o riso a serviço da reflexão na pandemia

Rafael Portugal vive um porteiro na série / Divulgação

O humor, como diz Monique Gardenberg, diretora da série “Cinco Vezes Comédia”, tem o poder de consertar muita coisa. A nova série da Amazon Prime Video põe o riso a serviço da reflexão, e daí a aposta de que as ideias apresentadas em seus cinco episódios têm o poder de alcançar a mente de pessoas anestesiadas e cegadas pelos afazeres de suas rotinas, confinadas em suas bolhas.

Produzido pela ViacomCBS e Dueto Produções, o título leva para a tela uma versão da franquia que tem longeva história nos palcos, em diferentes versões, a partir da criação de Sylvia Gardenberg, irmã da diretora da nova versão pela TV.

As histórias foram escritas e gravadas durante a pandemia, todas com foco no comportamento deste período anormal, ou entre o velho e o novo normal, como queiram.

Você, atento leitor em busca do que ver na TV, pode questionar: “Ah, mas de novo vamos ver entretenimento para falar de pandemia?”

Não aposte nisso. O blog assistiu a dois episódios e pode afirmar que a proposta é fazer uma leitura divertida até da tragédia que separa o perrengue do porteiro do prédio (Rafael Portugal) e o tédio do folgado morador da cobertura deste mesmo edifício (Gabriel Godoy), jovenzinho para quem o sobe-desce do mercado financeiro compõe a única estatística que o comove.

A comédia também está no sujeito hipocondríaco (Gregório Duvivier) que se tranca em um cômodo da casa para uma quarentena que julga necessária, enquanto toca o terror, por videochamadas, para frear a circulação da mãe, da mulher e do filho.

As cenas foram feitas sem que os atores ocupassem o mesmo set, e o resultado é tão orgânico para o contexto da pandemia, que o espectador mal se dá conta de que todos “contracenam” por meio de telas e do milagre da edição.

Gregório Duvivier grava sob orientação remota / Divulgação

Assim como ocorreu na série “Amor e Sorte”, feita pela Globo em 2020, os atores receberam em suas casas um arsenal de equipamentos e tutoriais para organizarem seus cenários e gravarem suas cenas, sob direção feita a distância, por meio de videochamadas que o público não vê.

Um making of desse quadro pode ser conferido em um vídeo publicado recentemente pela Amazon no canal da plataforma no YouTube.

A nova versão de “5X Comédia” nasceu de um telefonema de Tereza Gonzales, executiva da CBSViacom, coprodutora da série, para Gardenberg. “Ainda no começo da pandemia, em março, Tereza me ligou e perguntou se eu não tinha nada que a gente pudesse filmar de forma remota, que fossem histórias curtas. Claro, ‘5X Comédia’! Fiquei tão entusiasmada que passei a noite sem dormir e pensei nas cinco histórias de uma vez. Fui dormir às 5h da manhã, com todos os episódios já criados”, lembra.

Dirigida por Gardenberg, a série tem ainda direção de Charly Braun, Pedro Coutinho e Rafael Primot. No elenco, além de Duvivier, Godoy e Portugal, estão Katiuscia Canoro, Martha Nowill, Rafael Portugal, Roberta Rodrigues, Samantha Schmütz, Thati Lopes e Yuri Marçal. Entre participações mais breves, é um luxo contar com Ilana Kaplan e Renata Melo como coadjuvantes.

“5xComédia” entra no ar nesta sexta-feira (26), pela Amazon Prime Video, que começa a acelerar seus investimentos em produções no Brasil, amém.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione