Letícia Colín agradece a Rosa a chance de denunciar intolerância e machismo
Logo após a exibição da cena em que Rosa é humilhada pelo pai, Agenor (Roberto Bonfim), no capítulo da novela “Segundo Sol” exibido nesta quarta-feira, a atriz Letícia Colin, intérprete da personagem, postou um vídeo em seu perfil no Instagram, agradecendo a chance de “deflagrar essa violência contra as diferenças, essa covardia que é o machismo”. “Obrigada, Rosa”, encerrou ela.
No capítulo do dia, Agenor fica sabendo que a filha é prostituta e a expulsa de casa, escorraçando a moça diante dos vizinhos, na frente de casa, sob o choro sofrido da mãe, Nice (Kelzy Ecard), a quem o marido acusa de ser a culpada por tudo, inclusive de uma filha ser lésbica (Maura/Manda Costa) e de a outra ser “puta”.
Eis o vídeo e seu depoimento:
A sequência desta quarta foi bastante intensa. Da fúria do pai ao choro de mãe e filha diante da indignação dos vizinhos, tudo caminhou para um slow motion que se fechou com o grito desesperado de Nice chamando pelo nome da filha, numa evolução capaz de acelerar a comoção do espectador.
A seguir, a edição perdeu um pouco a mão, ao focalizar Rosa sozinha, isolada e desolada, ao som de Cartola em “A Vida é Um Moinho”, com os cabelos esvoaçantes e a expressão congelada, como se ela estivesse num videoclipe. Não precisava. Mas o encerramento equivocado não reduziu o valor da cena.
Expulsa de casa, Rosa se reencontra com Ícaro (Chay Suede) e vai morar no casarão ocupado pelos jovens que lá moram em sistema de colaboração mútua.
Rosa vem se rebelando contra o pai desde o início da novela de João Emanuel Carneiro, e nos capítulos que antecederam a revelação sobre seu ofício, ela vinha brigando com ele pela aceitação à orientação sexual de sua irmã, Maura.