Globo repete estratégia de estrear novela na 3ª feira: ‘Tempo de Amar’ acaba dia 19
Novela de Alcides Nogueira, sob direção artística de Jayme Monjardim, “Tempo de Amar” terá seu último capítulo exibido no dia 19 de março, uma segunda-feira, deixando para terça, dia 20, a estreia de “Orgulho e Paixão”, de Marcos Bernstein.
Até agora, a tradição de estrear novela na segunda-feira, na Globo, só não foi rompida em seu horário mais caro, o das 21h. Folhetins das 18h e 19h têm começado no meio da semana, em geral às terças, sob o pretexto de que é preciso manter o fôlego dos sábados, que normalmente exibem números menores que os índices registrados nos demais dias da semana.
Com a novela terminando na sexta e tendo apenas a reprise de seu último capítulo no sábado, o público fatalmente relaxa e, já a par do que aconteceu, abandona o programa. Mantendo o suspense até segunda, avalia a direção da Globo, é possível segurar boa parte da plateia que teria ido embora dois dias antes.
A estratégia ainda não atinge novela das nove porque, além da tradição mais forte do horário, em razão de um público mais numeroso, a reprise do último capítulo no seu horário de praxe, sábado à noite, ainda atrai muita gente, inclusive aqueles que já viram o final na véspera. Folhetins encerrados na segunda-feira têm tido seus desfechos reprisados nas tardes de terça, o que afasta de muita gente a segunda chance de ver o fim da história. De todo modo, com Globo Play, essa perda tem sido de alguma forma recompensada.