Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Globo repete estratégia de estrear novela na 3ª feira: ‘Tempo de Amar’ acaba dia 19

O diretor Jayme Monjardim posa com Tony Ramos no set da novela. Crédito: João Miguel Jr./Divulgação

Novela de Alcides Nogueira, sob direção artística de Jayme Monjardim, “Tempo de Amar” terá seu último capítulo exibido no dia 19 de março, uma segunda-feira, deixando para terça, dia 20, a estreia de “Orgulho e Paixão”, de Marcos Bernstein.

Até agora, a tradição de estrear novela na segunda-feira, na Globo, só não foi rompida em seu horário mais caro, o das 21h. Folhetins das 18h e 19h têm começado no meio da semana, em geral às terças, sob o pretexto de que é preciso manter o fôlego dos sábados, que normalmente exibem números menores que os índices registrados nos demais dias da semana.

Com a novela terminando na sexta e tendo apenas a reprise de seu último capítulo no sábado, o público fatalmente relaxa e, já a par do que aconteceu, abandona o programa. Mantendo o suspense até segunda, avalia a direção da Globo, é possível segurar boa parte da plateia que teria ido embora dois dias antes.

A estratégia ainda não atinge novela das nove porque, além da tradição mais forte do horário, em razão de um público mais numeroso, a reprise do último capítulo no seu horário de praxe, sábado à noite, ainda atrai muita gente, inclusive aqueles que já viram o final na véspera. Folhetins encerrados na segunda-feira têm tido seus desfechos reprisados nas tardes de terça, o que afasta de muita gente a segunda chance de ver o fim da história. De todo modo, com Globo Play, essa perda tem sido de alguma forma recompensada.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione