Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

A arte e o faturamento dos podcasts, segundo o produtor do ‘Arquivo X’

Frank Spotnitz integra a equipe de produtores do 'Arquivo X' / Linkedn

De olho no potencial dos podcasts de ficção, capazes de envolver o ouvinte e transportá-lo a um outro universo apenas por meio do áudio, o diretor Zico Goes e o produtor Thiago Pavarino estão promovendo um seminário sobre o assunto. Online e gratuito, o evento será lançado com a presença de Frank Spotnitz, um dos produtores executivos da premiada série “Arquivo X”.

O seminário será na próxima semana, dias 29 e 30, e promete dar uma visão abrangente dos aspectos criativos, técnicos e comerciais da produção de áudiosséries, que se multiplicam como coelhos, dia após dia.

Tópicos como construção de mundos, desenvolvimento de personagens, roteiro, produção, design de som e a importância da atuação para áudio serão abordados em três encontros.

Confira a programação abaixo, disponível aqui também para inscrições.

 

Dia 29, das 10h30 às 12h – Q&A com Frank Spotnitz, moderado por Zico Goes e Lusa Silvestre

(Apresentação será em inglês, sem tradução simultânea)

Frank Spotnitz é um renomado roteirista e produtor de televisão que trabalhou em programas populares como “Arquivo X”“The Man in the High Castle”.

Em 2013, ele fundou a Big Light Productions, uma produtora com sede em Londres, com a visão de criar séries dramáticas de TV.

A Big Light produziu recentemente o podcast roteirizado “Radioman”, estrelado por Nikolaj Coster-Waldau, para a Audible UK.

Nesta sessão de perguntas e respostas, Frank discutirá as diferenças entre escrever para televisão e escrever para áudio.

Frank apresentará os vários elementos de uma áudiossérie de sucesso, incluindo a importância de criar personagens atraentes, o ritmo da história e o uso do design de som para fazer com que os ouvintes mergulhem no mundo da produção. E promete compartilhar ideias sobre como criar um diálogo envolvente que pareça natural e autêntico, ao mesmo tempo em que avança no enredo e no desenvolvimento do personagem.

Também será discutido o processo de produção de uma série de áudio, desde a escalação de atores até a edição e mixagem de som.

Frank fornecerá conselhos práticos sobre como se envolver com o público e construir uma base de fãs leais para qualquer série.

Dia 30, das 10h30 às 11h30 – Oportunidades para Criativos ao Desenvolver uma Áudio Série

Criar uma série de áudio de ficção no Brasil é uma empreitada empolgante e desafiadora, que pede entendimento sobre o mercado, a cultura e o público locais.

Neste painel, serão debatidas as oportunidades criativas oferecidas por podcasts narrativos e as diferenças entre áudiossérie e série audiovisual.

Palestrantes: Jackeline Scarpelli, Ludmila Naves, MM Izidoro e Raphael Montes

Moderador: Zico Goes

Dia 30, das 11h45 às 12h45 – Como Viabilizar a Produção de uma Áudio Série

Players do mercado discutem sobre como viabilizar o nicho de áudiosséries no país, a partir de uma análise de possível modelo de negócios, alcance de audiência e oportunidades de desenvolvimento de conteúdo através de produtoras.

Palestrantes: Alan Zilli, MM Izidoro e Rita Moraes

Moderador: Zico Goes

________

QUEM É QUEM NO POSTO DE PALESTRANTE?

1) Alan Zilli é formado em Audiovisual pela ECA-USP. Trabalhou como microfonista para diversos técnicos de som direto de São Paulo e passou também a atuar ele mesmo como técnico de som direto em filmes publicitários, documentários e curtas-metragens. No final de 2011 passou a atuar full time como editor de som em curtas e realities. Foi convidado em 2012 pela O2 Filmes para estruturar um núcleo de pós-produção de som dentro da produtora e, desde então, é um dos seus principais colaboradores. Assina a supervisão de edição de som de “Rua Augusta” (TNT), “Lili, a Ex” (GNT e “Os Experientes” (Globo),  além de várias outras séries documentais para canais como Discovery, HBO e NatGeo. Foi editor de diálogos e supervisor de ADR da série “13 Dias Longe do Sol” (Globo), field recordist nos longas-metragens “Mais Fote que o Mundo: A História de José Aldo (Black Maria”, “As Boas Maneiras” (Dezenove Som e Imagens) e “Marichella” (O2 Filmes) e editor de efeitos na série “O Mecanismo” – Temporada 2  (Netflix) e no longa-metragem “O Doutrinador” (Paris Filmes).

Seus trabalhos mais recentes são as séries “Pico da Neblina” (HBO/O2 Filmes), na qual atuou como supervisor de edição de som, editor de diálogos e supervisor de ADR; e “El Presidente” (Amazon Prime), como editor de ADR. No mundo dos games, trabalhou em títulos como “The Callisto Protocol” e “Fornite”.

2) Frank Spotnitz, premiado roteirista e produtor, fundou a Big Light Productions, uma produtora com sede em Londres, em 2013, com a visão de criar séries dramáticas de TV distintas e ambiciosas.

Como CEO, Spotnitz supervisiona o desenvolvimento e a produção da lista de televisão da empresa. Sob a direção de Spotnitz, a Big Light produziu uma série de produções dramáticas, incluindo “The Man in the High Castle”, premiada com o Emmy para a Amazon, “Ransom”, “The Indian Detective” e três temporadas de “Medici” para Netflix e Rai, e “Leonardo”, baseado no famoso artista italiano interpretado por Aidan Turner. Cocriada e escrita por Spotnitz e coproduzida por Big Light Productions e Lux Vide, a série estreou na Rai na Itália e na Amazon Prime no Reino Unido e Irlanda, e na The CW nos Estados Unidos.

Mais recentemente, a Big Light coproduziu a 2ª temporada do drama estrelado por Patrick Dempsey, “Devils for Sky”, que foi ao ar na The CW nos Estados Unidos, e produziu o podcast roteirizado “Radioman”, estrelado por Nikolaj Coster-Waldau, para a Audible UK.

Spotnitz tem mais de 25 anos de experiência na televisão como roteirista e produtor. Atuando como produtor executivo, ele escreveu mais de 40 episódios de “Arquivo X”, e como produtor e coroteirista de ambos os longas-metragens baseados na série. Ele compartilha três Globos de Ouro de Melhor Série Dramática e um Prêmio Peabody por seu trabalho na série de ficção científica, e foi indicado ao Emmy tanto por roteiro quanto três vezes por Melhor Série Dramática.

Os outros créditos de Spotnitz incluem “Hunted”, “Strike Back”, “Night Stalker”, “Robbery Homicide Division”, “The Lone Gunmen”, “Harsh Realm” e “Millennium”.

Em 2013, Spotnitz ajudou a estabelecer e começou a lecionar no Serial Eyes, um programa de treinamento de pós-graduação em Berlim que prepara a próxima geração de roteiristas e produtores de TV europeus.

Nascido no Japão, Spotnitz recebeu um B.A. em literatura inglesa pela UCLA e um M.F.A. em roteiro do American Film Institute. Ele começou sua carreira como redator de jornais e revistas, trabalhando para a Associated Press, United Press International e Entertainment Weekly, entre outros.

3) Jackeline Scarpelli

Roteirista, escritora e realizadora audiovisual. Roteirizou a áudiossérie docfic “Chloé & Valentina”, disponível nas principais plataformas de áudio. Roteirista da áudiossérie documental “Jogo de Cartas”, produzida pela Rádio Novelo, original Deezer. Roteirista e colaboradora da série audiovisual de ficção “Dois Tempos”, pela Disney +. Colaboradora de sala do projeto de desenvolvimento do true crime “Altamira”, segunda temporada do “Caso Evandro”, obra derivada do famoso podcast Projeto Humanos, pelo Globoplay.

É roteirista e diretora da série documental “O Muro”, exibida pela TV Cultura. Roteirista e diretora da série ficcional “Insustentáveis”, licenciada pela Amazon Prime. Pesquisadora de personagem do longa documental francês “Woman”. Publicou em coletivo o livro “Itinerários para o caos”. Escreve quinzenalmente o diário público “Pessoas Imaginárias”, no substack.

4) Ludmila Naves

Formou-se em Audiovisual pela Universidade de São Paulo e cursou pós-graduação em Roteiro para séries de TV na UCLA. Foi roteirista de séries como “Juacas” (Disney+), “Gaby Estrella” (Gloob), “Onisciente” e “Cidade Invisível,” (Netflix), “Terrores Urbanos” (Record), “As Five” , “Escola de Gênios” e “ O Caso Evandro” (Globoplay). Em 2019, foi selecionada para o programa de mentoria da Women in Film L.A, dentro do núcleo de Roteiristas e Showrunners. Escreveu o podcast “Crime e Castigo” da Rádio Novelo e colaborou em “Altamira”, de Ivan Mizanzuk. Em 2022, dirigiu dois episódios da série ficcional “Bola pra Frente” (TV Brasil). Atualmente, dedica-se à direção de um novo projeto.

5) Lusa Silvestre é roteirista dos filme de ficção “Estômago”, “E Ai, Comeu?”, “Muita Calma Nessa Hora 2”, “Mundo Cão”, “Um Namorado Para Minha Mulher”, “O Roubo da Taça”, “A Glória e a Graça”, “Amigas de Sorte”; “Silêncio da Chuva”, “Medida Provisória”, “Nas Ondas da Fé”, entre outros.

Roteirista colaborador na série doc “O Caso Celso Daniel”, Globoplay.

Foi redator e Diretor de Criação Publicitária de 1989 a 2017, cronista em revistas como VIP, Playboy, Superinteressante, Criativa e Marie Claire e do jornal O Estado de São Paulo.

6) MM Izidoro é apresentador, produtor, roteirista, autor e diretor. Um criativo eclético. Foi considerada uma das 20 pessoas mais criativas do mundo pela revista AdWeek. Criou a plataforma de saúde mental #EuEstou em parceria com o Meta Brasil, o podcast de basquete Big Shot Pod e muitos outros para HBO, Globoplay, RedBull e 99. Ele é diretor e roteirista do projeto #AmarEloPrisma com Emicida, do podcast Casa Floresta pro Instituto Socioambiental, dos filmes “Amaré” e “O Diabo Mora Aqui”, dos audiolivros oficiais da franquia “Harry Potter” em português.

Foi também colunista do ECOA, a plataforma de bem social do UOL, e criou e dirigiu o audiodrama de ficção científica indígena “Eles Estão Aqui” para a Globo.

7) Raphael Montes nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. É criador, roteirista-chefe e produtor-executivo da primeira novela da HBO Max, “Beleza Fatal”, ainda a ser gravada, e da série “Bom Dia, Verônica” na Netflix. Escreveu os romances “Suicidas”, “Dias Perfeitos”, “O Vilarejo”, “Jantar Secreto”, “Uma Mulher No Escuro”. Escreveu roteiros para cinema, como “A Menina Que Matou Os Pais” e “O Menino Que Matou Meus Pais”, disponíveis no Amazon Prime Video, e “Praça Paris”.

Em 2020, Raphael criou a Casa Montes, uma produtora de desenvolvimento com foco em projetos de série e longa-metragem de crime, terror e suspense.

8) Rita Moraes é produtora executiva de “Samantha!” e “Sintonia”, ambos da Netflix, e Criadora e produtora de “Lov3”, produzida para a Amazon e lançada em 2022, Rita é a principal articuladora de negócios da LB Entertainment. Com estudos em cinema na Flinders University, Austrália, trabalhou no Brasil principalmente com produções internacionais para diretores como Lance Acord, David Lachapelle e Tony Kaye, e possui influentes campanhas publicitárias e longa-metragens no currículo.

Em 2012 fundou a LB, onde dirige os Negócios e a Produção Executiva da produtora, liderando projetos como “Latitudes”, “Neymar Jr: a Vida Fora dos Campos”, “SOS Pé na Bunda” da Warner Channel, e os documentários “Primeiro Bailarino” e “Elogio da Liberdade”, ambos pela HBO. Ex-palestrante do SXSW (South by Southwest, Austin), Rita coordenou a produção de conteúdo brasileira para o projeto “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) da Organização das Nações Unidas, ao lado do Porta dos Fundos.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione