Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Acessível para cegos, série sobre futebol para jovens com necessidades especiais estará na ESPN

A ESPN Brasil exibe a partir dessa terça-feira (10) a série “Visão de Maestro”, sequência de três reportagens que conta a história do Projeto Maestros da Bola, em Curitiba. A iniciativa promove a prática do futebol junto a crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade, incluindo jovens portadores de necessidades especiais. O conteúdo é o primeiro da ESPN no Brasil a contar com audiodescrição, recurso de acessibilidade para o público com deficiência visual.

Liderado pelo ex-jogador e atual comentarista Ricardinho, com passagem de destaque pelo Corinthians e também pela Seleção Brasileira, o projeto surgiu há um ano e meio e rapidamente já se espalhou pela periferia da capital paranaense. Atualmente, mais de 1200 crianças entre 7 e 14 anos são atendidas em 13 sedes diferentes, promovendo atividades esportivas e culturais para crianças entre 7 e 14 anos.

A reportagem inclusiva foi conduzida pelo jornalista Marcelo Gomes, profissional da ESPN Brasil há 20 anos que sofre com a perda gradativa da visão provocada por uma doença, fator que cria uma narrativa ainda mais verossímil sobre a paixão pelo esporte e as dificuldades enfrentadas por quem não enxerga ou tem pouco grau de visão.  Enxergando apenas 10% para longe e 30% para perto em um único olho, Marcelo viajou até Curitiba para acompanhar o trabalho desenvolvido pelos Maestros da Bola.
Entre as crianças atendidas pelo projeto, está um time de futebol de deficientes visuais que não se juntava havia mais de sete anos para praticar o esporte. Retratando a riqueza da iniciativa, a série mostra a importância do esporte como aliado à educação para transformar a realidade de jovens de baixa renda. Mesmo com pouco tempo de atuação, o projeto tem como objetivo se tornar referência no desenvolvimento social de crianças e adolescentes da capital paranaense.

As reportagens vão ao ar a partir dessa terça (9), às 17h, na edição vespertina do SportsCenter na ESPN Brasil. Para que o recurso de audiodescrição seja ativado, é necessário acionar a função SAP pelo controle remoto da operadora de TV por assinatura. O conteúdo também estará disponível no WatchESPN, plataforma de streaming e vídeos sob demanda da emissora disponível para computadores além de dispositivos móveis com iOS ou Android.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione