Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Adiamento de Aguinaldo Silva distancia semelhanças com trama de Walcyr Carrasco

Renata Sorrah terá um ano, e não mais alguns meses de férias para reviver Nazaré

Ao adiar “O Sétimo Guardião”, novela de Aguinaldo Silva até anteontem prevista para a faixa das 21h no primeiro semestre de 2018, a Globo evitará a repetição de uma série de elementos presentes na novela de Walcyr Carrasco, escalada para substituir “A Força do Querer” e que portanto antecederia “O Sétimo Guardião”.

Mas, diferentemente do que tenta fazer crer, a Globo tem, sim, uma reserva judicial com a obra, cuja autoria promete ser contestada na Justiça por um ex-aluno da Masterclass de Aguinaldo, que reivindica créditos de coautoria da novela. O autor tem a maioria da classe a seu favor, argumentando que ele chegou ao curso com uma sinopse pronta e não caberia a eles qualquer participação na criação, mas um deles vai contra o grupo, como indicou entrevista feita sob condição de anonimato ao site Na Telinha. Em Portugal, Aguinaldo tem procurado não se pronunciar sobre os motivos que levaram à troca de sua novela para o fim de 2018. Limitou-se a publicar um comunicado oficial da Globo e a festejar a chance de descansar mais um pouco.

E qual é o comunicado oficial? A emissora mantém a justificativa de que o adiamento se deve à necessidade de dar um intervalo de férias mais tranquilo para Rogério Gomes, o Papinha, e sua equipe, responsáveis pelo folhetim atual, “A Força do Querer”, e pela novela de Silva. A pergunta é: por que ninguém pensou nisso antes? Por que outros tantos diretores, em toda a história da Globo, já emendaram a produção de duas novelas, sem mais que um mês de folga?

Some a isso a existência de uma série de coincidências entre as duas tramas que se sucederiam no ar, o que também parece não ter sido notado antes pela direção da emissora. Não faz muito tempo, a Globo cometeu esse erro  com três novelas seguidasa (havia favela/comunidade em “Império”, “Babilônia” e “A Regra do Jogo”).

Agora, acompanhe o caso:

  1. A novela prevista para substituir a de Glória Perez, há pouco mais de dois anos, era a primeira sinopse de Duca Rachid e Thelma Guedes inicialmente aprovada para as 21h.
  2. A sinopse de Duca e Thelma caiu, sendo então substituída na escala por uma trama de Walcyr Carrasco.
  3. Acontece que agora se vê o seguinte: tanto a novela de Walcyr (“O Outro Lado do Paraíso”), como a de Aguinaldo (“O Sétimo Guardião”) se passam em cidades do interior onde os moradores formam um grupo disposto a preservar a cidade e suas riquezas naturais;
  4. Ambas têm um bordel e uma cafetina como personagens centrais;
  5. Ambas têm uma vilã inescrupulosa que volta para explorar uma riqueza que a cidade preserva;
  6. E não é que as duas têm uma figura central de nome Clara?
    E O ELENCO?
    Bem, o elenco está em polvorosa. Muita gente adiou compromisso e negou trabalho em função da agenda da novela “O Sétimo Guardião”. Joana Fomm fez a coisa certa, ao fechar um contrato para participar do início de “O Apocalipse”, na Record.
    Já Milhem Cortaz não renovou contrato com a Record porque tinha a previsão de começar a gravar em curto prazo a novela de Aguinaldo.

    E tem Renata Sorrah, que havia ganhado período sabático de um ano para evitar desgaste de imagem quando sua Nazaré reaparecesse, em “O Sétimo Guardião”, desgaste este já em andamento pela reprise, no “Vale a Pena Ver de Novo”, de “Senhora do Destino”.
    Por fim, vamos lembrar que o castigo dado a José Mayer (pela acusação de assédio sexual) valeria para o prazo desta novela. Será que com o adiamento da trama, o próprio Mayer poderá assumir o personagem que lhe estava reservado e que vinha sendo transferido para Humberto Martins?

Em tese, todo o elenco reservado para “O Sétimo Guardião” passa a estar disponível para a trama de João Emanuel Carneiro, que se passará na Bahia e terá, pela primeira vez, direção de Dennis Carvalho.

 

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione