Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Alô, roteiristas: associação da categoria abre inscrições para 6º Prêmio Abra

Juan Paiva e Zezé Motta no premiado 'Quando a Morte Socorre a Vida' / Divulgação

A 6ª edição do Prêmio Abra de Roteiro abriu inscrições para a premiação de 2022. A competição vale para filmes, séries e outros programas de TV e streaming que entraram no ar entre 1º de janeiro de 2021 e 28 de fevereiro de 2022, desde que os roteiros sejam de autoria ou coautoria de roteiristas brasileiros. A expectativa é que o evento aconteça em formato híbrido (online e presencial) este ano, em local a ser definido.

A Abra, Associação Brasileira de Autores Roteiristas, mais uma vez conta com o patrocínio do Projeto Paradiso, iniciativa privada que apoia várias iniciativas para fomentar o audiovisual nacional. Promovido pelo Instituto Olga Rabinovitch, o Paradiso este ano convidará o(a) Roteirista do Ano a integrar a sua rede de talentos.

Como na edição passada, quatro categorias serão escolhidas pela diretoria da associação: Prêmio Parceria, Roteirista Homenageada(o), Prêmio Abraço – Excelência em Roteiro, e Roteirista do Ano | Prêmio Paradiso.

A escolha da obra que levará o Melhor Roteiro – Prêmio da Crítica será realizada por um júri composto por críticos, colunistas, jornalistas e outros especialistas em cinema, TV e entretenimento, que indicará obras de destaque para eleger o Melhor Roteiro dentre todos os finalistas. Esta jornalista teve o prazer de integrar o júri na edição passada, que destacou “M8 – Quando a Morte vence a Vida”, de Jeferson De e Felipe Sholl.

Serão aceitos vários formatos e gêneros: filmes de média e longa-metragem de ficção e documentário, séries de ficção e documentais,  telenovelas, programas de esquetes e de variedades, e até reality show, com divisão em categorias como infantil e infanto-juvenil, comédia, drama e obras com roteiro original ou adaptado.

Também podem concorrer filmes de curta-metragem de ficção, documentário ou animação, com duração máxima de 30 minutos, e que tenham participado dos principais festivais cinematográficos brasileiros. A curadoria desta categoria é uma parceria da Abra com a plataforma Cardume Curtas.

Na edição passada, foi criado o Prêmio Paulo Gustavo, categoria que elegeu os melhores roteiros de longa-metragem de comédia, em uma homenagem póstuma ao ator e comediante. Na abertura das inscrições, foi realizada uma live com tributo de amigos próximos: o roteirista Fil Braz, a atriz Mônica Martelli, o ator e roteirista Fábio Porchat e a participação da produtora Juliana Amaral, irmã do humorista.

O Prêmio ABRA de Roteiro surgiu em 2016, com a finalidade de valorizar os autores-roteiristas e ressaltar a importância do roteiro na cadeia de produção da indústria audiovisual nacional. Os premiados são escolhidos pelos membros da associação, em dois turnos de votação, e outra eleição é promovida entre jornalistas e críticos.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até as 23h59 do dia 24 de abril de 2022.

O regulamento e as inscrições estão disponíveis em www.premioabra.art.br

Confira os premiados da última edição:

 

  • Melhor Roteiro Original de Longa-Metragem de Ficção

“Pacarrete” – roteiro de Allan Deberton, André Araújo, Natália Maia e Samuel Brasileiro

  • Melhor Roteiro Adaptado de Longa-Metragem de Ficção

“M8 – Quando a Morte Socorre a Vida” – roteiro de Jeferson De e Felipe Sholl

  • Melhor Roteiro de Longa-Metragem de Documentário

“AmarElo – É Tudo pra Ontem” – roteiro de Toni C

  • Melhor Roteiro de Longa-Metragem de Comédia | Prêmio Paulo Gustavo

“Alice Júnior” – roteiro de Luiz Bertazzo e Adriel Nizer

  • Melhor Roteiro de Obra Infantil / Infanto-juvenil

“10 Horas para o Natal” – roteiro de Bia Crespo e Flávia Guimarães

  • Melhor Roteiro de Curta-Metragem

“República” – roteiro de Grace Passô

  • Melhor Roteiro de Série de Ficção – Comédia

“Todxs Nós” – roteiro de Vera Egito, Heitor Dhalia e Daniel Ribeiro, Alice Marcone e Thays Berbe;

  • Melhor Roteiro de Série de Ficção – Drama

“Bom Dia, Verônica” – roteiro de Raphael Montes, Ilana Casoy, Gustavo Bragança, Carol Garcia e Davi Kolb;

  • Melhor Roteiro de Série de Ficção – Reality ou Variedades

“Greg News” – roteiro de Eduardo Branco, Bruno Torturra, Denis Burgierman, Gregorio Duvivier, Arnaldo Branco, Mariana Filgueiras, Luiza Miguez, Amanda Célio

  • Melhor Roteiro de Série Documental

“Marielle – O Documentário” – roteiro de Caio Cavechini e Eliane Scardovelli;

  • Melhor Roteiro de Melhor Telenovela do Séc. 21 (*)

“Avenida Brasil” – roteiro de João Emanuel Carneiro, Alessandro Marson, Antônio Prata, Luciana Pessanha, Márcia Prates e Thereza Falcão

Adriana Esteves e Débora Falabella em Avenida Brasil

  • Prêmio da Crítica

“M8 – Quando a Morte Socorre a Vida” – roteiro de Jeferson De e Felipe Sholl;

  • Prêmio Roteirista do Ano

Alice Marcone

  • Prêmio Abraço | Excelência em roteiro

Ana do Carmo

(*) A Abra lançou no ano passado a categoria Telenovela, mas, em função da baixa produção do período, obra da pandemia, deu início à contemplatação do gênero com a proposta de eleger a melhor novela do século 21 até ali.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione